Siga-nos

Oeste

Posse do Subcomitê de Combate a Incêndios Florestais no Oeste da Bahia

Publicado

em

Por: Rassana Milcent

teste-internoTomaram posse ontem, sexta-feira (23), os membros do Subcomitê de Combate a Incêndios Florestais no Oeste, em uma solenidade realizada na Unidade Regional do Inema, em Barreiras. A Aiba, entidade-membro do Subcomitê, se fez representar pela diretora de Meio Ambiente, Alessandra Chaves, que destacou a importância da participação da Aiba no subcomitê. “Aqui, nós estamos unindo ações que os produtores faziam, isoladamente, com as ações governamentais de combate a incêndios. Os produtores entendem que é esta união entre governo e sociedade que produz resultados.” Disse Alessandra.

O subcomitê está vinculado diretamente ao Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e tem importância estratégica na implantação de ações preventivas e combate a incêndios.

Projeto Piloto – No Oeste da Bahia, produtores rurais de 15 fazendas, implantaram uma Brigada de Combate a Incêndios para atuar, inicialmente, numa área de 456,397 mil hectares. O trabalho será feito através da utilização de equipamentos agrícolas como carros-pipas de 30 mil litros, pás carregadeiras, tratores pesados com grades para aceiros, pulverizadores autopropelidos de 3 mil litros, ônibus e aviões agrícolas com rádio.

Os brigadistas, que são funcionários das fazendas, receberam toda a linha de equipamentos de proteção individual e começarão o treinamento na próxima segunda-feira (26) até o dia 30 de agosto, na base operacional do Projeto Piloto, em São Desidério. É o primeiro treinamento das equipes, agora como uma brigada. Serão 40h de curso com aulas teóricas e práticas, além de noções de primeiros socorros, educação ambiental, legislação e fiscalização.

A criação do Projeto Piloto da Brigada de Combate a Incêndios foi articulada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério, secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente (Inema).

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *