Siga-nos

Oeste

Plano Municipal de Saúde de São Desidério é apresentado para quadriênio 2014/2017

Publicado

em

Fotos: Rodney Martins

01Na quarta-feira, 11, o Conselho Municipal de Saúde de São Desidério, o prefeito Demir Barbosa, o secretário de saúde, Jeferson Barbosa, profissionais e representantes da equipe de saúde de São Desidério e vereadores, se reuniram no auditório da prefeitura para avaliar as metas e diretrizes traçadas no Plano Municipal de Saúde para os anos de 2014 a 2017. O conselho também votou a favor da implantação do Sistema Hórus apresentado pelo farmacêutico e bioquímico responsável pela Central de Abastecimento Farmacêutico de São Desidério, Clécio Ribeiro.

De acordo com os dados apresentados pela secretária do Conselho de Saúde, Neracy dos Santos Carvalho Ferreira, o Plano Municipal de Saúde deste quadriênio está bem mais amplo do que o anterior com 142 metas possíveis de serem cumpridas. “A construção do Plano Municipal de Saúde representa o planejamento coletivo das diretrizes e para essa finalidade, no decorrer do ano foram realizadas várias reuniões e oficinas com profissionais envolvidos na área da saúde. O plano atende todas as portarias e decretos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS, dentro de uma trajetória traçada de acordo com as necessidades do município”. Declara Neuracy Ferreira.

Segundo o secretário de saúde do município, Jeferson Barbosa, as metas elencadas são todas possíveis de serem alcançadas. “Quero afirmar que muitas das metas mostradas hoje aqui, já estão sendo realizadas. Todas as Unidades de Saúde irão receber mais móveis e equipamentos para a melhoria na qualidade de atendimento e também devido à demanda, já estamos providenciando uma unidade do SAMU para atender as emergências do distrito de Roda Velha. Temos um prefeito comprometido e sabemos que a saúde de São Desidério teve grande avanço, hoje temos um total de 36 médicos atuando, sendo dois do programa mais médico e está chegando mais um. Onze destes médicos atendem a saúde básica do município e queremos avançar muito mais. Me sinto confortável à frente da saúde porque temos uma equipe de profissionais muito bem preparados”. Assegura o secretário de saúde.

Hoje, 15% dos recursos são destinados para a saúde, mas o prefeito assegura que no próximo ano essa quantia será aumentada. “Para o próximo ano, 20% dos recursos serão destinados para o Fundo Municipal de Saúde e queremos que a população tenha conhecimento de como os recursos estão sendo investidos”. E os investimentos não param. “Vamos ampliar os serviços de ultra-som com a aquisição de um novo aparelho, além de ampliarmos também nas áreas de endoscopia, raio X e ecocardiograma, o nosso sonho também é atingir 100% de cobertura na saúde básica, que as pessoas possam ter orgulho de serem atendidas na saúde do nosso município com o máximo de qualidade”. Ainda de acordo com o prefeito, 10 novas ambulâncias já foram licitadas, para atender as prioridades da saúde do município. “Vamos disponibilizar essas ambulâncias para diversas localidades do nosso município e vamos também realizar capacitações para os profissionais que estão à frente dos atendimentos”. O prefeito garante ainda a construção de um Centro de Zoonose para o ano de 2014.

Sobre o Sistema Hórus – É um sistema nacional de gestão da assistência farmacêutica de acesso on-line implementado pelo Ministério da Saúde do Brasil, que permite o controle e distribuição dos medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde. O objetivo é possibilitar o registro dos medicamentos que o paciente utiliza, facilitando o gerenciamento eletrônico de estoque, datas de validade, rastreio e controle farmacoepidemiológico dos medicamentos dispensados.

Clique nas miniaturas para ampliar as fotos:


Fonte: Ascom/São Desidério

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *