Siga-nos

Mundo

Prefeitura pretende mudar cidade de lugar na Suécia

Publicado

em

A prefeitura da cidade sueca, Kiruna, pretende mudar todo o município de lugar, além dos seus 18 mil habitantes. De acordo com a revista Casa e Jardim, toda cidade será transferida para uma área que fica a 3 km de distância da região onde originalmente Kiruna foi fundada em 1948. O projeto de troca de endereço foi motivado pela percepção da maior mina de ferro do mundo de que precisaria cavar uma área onde ficam 3 mil casas e outros prédios públicos para continuar extraindo o minério.

Para arrumar a “mala” de toda a cidade, a empresa vai desembolsar US$ 1 bilhão (cerca de R$ 2,2 bilhões) por uma ação nunca realizada antes na história. A empreitada é comandada por dois escritórios de arquitetura, White Arkitekter e Ghilardi + Hellsten, que estão desenhando o novo município sueco, batizado de Kiruna 4-Ever.

A nova cidade, que teve o projeto apresentado recentemente aos moradores, vai contar com casas, hotéis e 185 mil metros² de área comercial. A mudança deve começar em 2016, mas a previsão é que só seja finalizada em 25 anos, por conta da resistência de alguns moradores.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *