Siga-nos

Brasil

Voto aberto para vetos e cassações será promulgado amanhã

Publicado

em

Por: Gabriel Carvalho / Borega Melo

01O Congresso Nacional vai promulgar amanhã (28), às 11h, os dois itens da PEC do Voto Aberto que acabam com as votações secretas nos processos de cassação de mandatos parlamentares e no exame de vetos presidenciais. As duas mudanças foram aprovadas ontem (26) pelo Plenário do Senado Federal e não apresentam divergências em relação ao texto aprovado pelos deputados. A proposta que saiu da Câmara previa o voto aberto em todos os casos.

O senador Walter Pinheiro (PT/BA) concorda com a promulgação imediata das mudanças aprovadas, mas acredita que o Senado perdeu com a ‘votação absurda que limitou voto aberto’. A sessão, que apreciou em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2013, poderia garantir o fim do voto secreto em todo o país.

O texto original da PEC previa ainda mudar a votação secreta nas eleições das Mesas Diretora da Câmara e do Senado, matéria atualmente regulada pelo regimento interno das Casas Legislativas, e nas deliberações para as escolhas de autoridades – que é uma função exclusiva do Senado Federal. A aprovação parcial também limitou o voto aberto ao Congresso, ficando de fora a proposta que levaria a regra geral do fim do voto secreto para todas as casas legislativas do país.

“Foi um absurdo o Senado Federal não ter aprovado o voto aberto em todas as circunstâncias, perdendo a oportunidade de ser transparente”, disse Pinheiro. Antes da votação, o parlamentar fez uma defesa contundente do voto aberto amplo: “A única possibilidade que o eleitor tem de acompanhar a ação dos 81 Senadores é lendo no painel o que cada um faz. O voto secreto é a forma de romper, o voto secreto é a forma de separar essa leitura, esse acompanhamento, essa prestação de contas que se estabelece através do voto. Portanto, diria que é uma das formas mais esdrúxulas do ponto de vista da prestação de contas”, disse.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *