Siga-nos

Brasil

Startup da UnB lança plataforma gratuita de estudos com IA para reta final do ENEM

Alunos de engenharia da Universidade de Brasília apresentam a Cosseno, plataforma inovadora que auxilia na preparação eficaz para o ENEM

Publicado

em

ENEM

Plataforma Cosseno, da UnB, a nova aliada dos estudantes na reta final do ENEM

Aproxima-se a data do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e os estudantes ganham um forte aliado: a Cosseno. Criada por jovens estudantes de engenharia da Universidade de Brasília (UnB), esta plataforma inovadora, totalmente gratuita, foi desenvolvida com o auxílio de inteligência artificial (IA) e promete transformar a maneira como os candidatos se preparam para a prova.

Localizada no Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec/UnB), a startup traz uma solução completa que abrange questões, listas de exercícios, materiais didáticos, simulados e mais. O diferencial é um tutor digital alimentado por IA, garantindo uma aprendizagem personalizada conforme as necessidades de cada estudante.

Gustavo Macegossa, 20 anos, de São Paulo, é uma prova viva do impacto positivo da plataforma. Usuário do Cosseno desde 2020, Gustavo compartilha: “O Cosseno foi um divisor de águas para mim. Aprendi a estudar com eficiência, conheci pessoas incríveis e tive experiências enriquecedoras.” Ele está se preparando para o ITA, um d os vestibulares mais desafiadores do Brasil.

Para os interessados, basta acessar https://cosseno.com/ e criar uma conta. Os usuários terão acesso a milhares de questões do ENEM e outros vestibulares, simulados, listas de exercícios e ao CossenoGPT, o tutor digital com IA.

A Cosseno não é apenas uma ferramenta de estudos. Fundada em 2020, a startup já marcou presença em eventos como o Rio Innovation Week 2022 e o WebSummit 2022. Com foco no compromisso social, a equipe também apoia escolas públicas e incentiva o ingresso dos alunos no Ensino Superior. Com mais de 4,6 milhões de pré-inscrições confirmadas para o ENEM 2023, a plataforma chega em um momento crucial. O ENEM é a principal porta de entrada para quase 100 instituições de ensino em todo o país. Através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), os estudantes confirmam as vagas de interesse com base em suas notas, e em 2023, mais de 250 mil vagas para o Ensino Superior foram oferecidas.