Siga-nos

Brasil

Sancionada Lei para Revisão Anual da Tabela SUS

Presidente Lula aprova legislação que garante atualização periódica dos valores de remuneração no Sistema Único de Saúde

Publicado

em

Tabela SUS

Sancionada Lei que determina revisão anual dos valores de remuneração da tabela do SUS

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou na terça-feira (16) a lei que estabelece a revisão periódica dos valores de remuneração dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A nova regra determina que os valores para a remuneração de serviços deverão ser revistos no mês de dezembro de cada ano para vigorar no ano seguinte. Os valores devem ser suficientes para o pagamento dos custos e a garantia da qualidade do atendimento.

A sanção foi realizada no Palácio do Planalto e contou com a presença do ministro da Saúde substituto, Swedenberger Barbosa. O evento histórico reuniu também representantes de instituições filantrópicas de cinco estados: Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Ceará. A Bahia foi representada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), com a participação da superintendente da entidade, Maria Rita Pontes.

Ministério da Saúde e a Revisão dos Valores da Tabela SUS

O Ministério da Saúde fará a revisão dos valores a partir de decisões aprovadas no Conselho Nacional de Saúde (CNS). “Isso representa, a partir de agora, a previsibilidade do ponto de vista de orçamento no que diz respeito à atualização desses valores em relação à tabela do SUS”, explicou Swedenberger. Ele ressaltou que a nova regra possibilitará aos gestores estaduais e municipais preparar o atendimento de saúde e estabelecer previsibilidade aos prestadores de serviços. “Isso é algo muito importante, especialmente para o segmento das entidades filantrópicas, dos hospitais, das santas casas, que representam um segmento importantíssimo de assistência no SUS”

, afirmou.

Segundo o ministro substituto, desde 2013 não há revisão na tabela. “No ano passado, o Ministério começou a fazer pontualmente alguns ajustes necessários, porque os hospitais filantrópicos, as entidades e as santas casas estavam simplesmente sufocados”, lembrou.

A superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, ressaltou que “depois de mais de uma década sem reajuste da tabela do SUS, o projeto de lei de autoria do deputado baiano Antônio Brito, sancionado pelo presidente Lula, representa uma esperança e dias melhores para o setor filantrópico. O SUS se fortalece como um dos sistemas mais justos e abrangentes; um exemplo para o mundo”.

Além de Lula, Swedenberger e representantes de instituições de saúde, participaram também do ato de sanção da Tabela SUS, o vice-presidente, Geraldo Alckmin; e os ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. Também estiveram na reunião membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de secretarias municipais de Saúde (Conasems).

Clique aqui e fique por dentro das novidades! Siga o Canal do Portal Falabarreiras no WhatsApp e receba atualizações exclusivas diretamente no seu celular. Não perca essa conexão!