Siga-nos

Brasil

O Ministério da Saúde liberou R$ 7,3 bilhões para impulsionar salários na enfermagem!

Governo Federal inicia repasse que visa garantir o pagamento do piso nacional a enfermeiros e técnicos em enfermagem. Saiba o que muda para profissionais e instituições

Publicado

em

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde libera o repasse de recursos para o piso da enfermagem | Foto: Reprodução Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde realizou na segunda-feira (21) o primeiro repasse de um recurso complementar destinado a estados e municípios para o pagamento do tão aguardado piso nacional da enfermagem. O montante, que totaliza quatro parcelas retroativas a maio, junho, julho e agosto, será distribuído fundo a fundo aos gestores locais, com a expectativa de que todos os beneficiários recebam os recursos até quarta-feira (23).

O Governo Federal comprometeu-se com um investimento de R$ 7,3 bilhões para a implementação desse piso salarial, que será pago em nove etapas ao longo de 2023, incluindo o 13º salário.

“Esse é um momento crucial que valoriza a luta persistente dessa categoria vital para o sistema de saúde brasileiro. A orientação do presidente Lula sempre priorizou viabilizar este pagamento. Foi uma conquista colaborativa com gestores locais e entidades representativas”, expressou a Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Em recente publicação, o Ministério da Saúde divulgou critérios para o repasse desse auxílio, após levantar dados com os gestores locais por meio do aplicativo InvestSUS. Entidades privadas, que atendem ao menos 60% dos seus pacientes via SUS, também receberão os complementos financeiros, que serão administrados diretamente pelos estados ou municípios com os quais possuem contrato. Estes fundos locais terão um prazo de 30 dias após o recebimento para creditar os valores nos estabelecimentos de saúde correspondentes.

Este repasse também se estende a enfermeiros federais vinculados ao Ministério da Saúde, que já receberam três parcelas do complemento ao piso salarial, abrangendo os meses de maio, junho e julho. O plano de pagamentos continuará a ser executado até dezembro deste ano, com a inclusão de duas parcelas adicionais nesse mês.

Para esclarecer dúvidas, o Governo Federal disponibilizou uma cartilha online, contendo informações detalhadas sobre o histórico de aprovação e os aspectos legais do piso nacional da enfermagem. O material pode ser acessado no site oficial do Ministério da Saúde.

Da redação do [Portal de Notícias] com informações do Ministério da Saúde.