Siga-nos

Bahia

Vendas de Veículos Elétricos Crescem no Interior da Bahia

Interior da Bahia já representa 37% das vendas de veículos elétricos e híbridos no primeiro semestre de 2024, segundo a ABVE

Publicado

em

Veículos Elétricos

Venda de veículos elétricos no interior da Bahia cresce significativamente, refletindo a tendência de alta em todo o estado | Foto: Divulgação

Notícias de Barreiras BA: As vendas de veículos eletrificados, incluindo elétricos e híbridos, atingiram 2.292 unidades na Bahia no primeiro semestre de 2024, conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Deste total, 63% (1.445) foram emplacados em Salvador, enquanto o interior do estado já representa 37% (847) das vendas.

Segundo Mário Sérgio Callegaro, diretor da Morena GWM, “as vendas dos eletrificados seguem com tendência de alta e mostram um crescimento claro da procura pelos veículos híbridos e elétricos, que vem caindo cada vez mais no gosto dos consumidores, pela alta tecnologia e pela redução de custos”. Em junho, o SUV Haval H6, da GWM, liderou as vendas nacionais tanto no segmento de híbridos quanto no ranking geral de eletrificados, com 2.153 unidades comercializadas, um crescimento de 49,7% em relação a maio.

Além do Haval H6, a GWM também destacou o crescimento das vendas do Ora 03, 100% elétrico, que possui autonomia de 232 km com uma carga de eletricidade. Este modelo está entre os três elétricos mais vendidos atualmente no país.

Edson Figueiredo, diretor comercial da Brune Veículos, concessionária da Renault, ressaltou que, além dos benefícios e avanços tecnológicos dos modelos, os consumidores na Bahia são atraídos pela isenção do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos de até R$ 300 mil. “É mais um grande estímulo para a indústria de veículos sustentáveis”

, afirmou. Na Renault, o destaque é o Kwid E-Tech, com até 298 km de autonomia com uma carga. A marca ainda oferece outro modelo 100% elétrico: o Megane E-Tech, com autonomia de 337 km.

Crescimento Nacional

Em nível nacional, foram 14.396 emplacamentos de veículos elétricos e híbridos em junho, o terceiro melhor mês da série histórica. O primeiro semestre de 2024 registrou um total de 79.304 veículos leves eletrificados vendidos no Brasil, representando um aumento de 146% sobre o mesmo período de 2023 e de 288% em relação a 2022. A previsão da ABVE é de que 2024 termine com um novo recorde de mais de 150 mil veículos eletrificados vendidos no ano, o que significaria um crescimento de cerca de 60% sobre 2023.

Esses dados destacam a crescente adoção de veículos elétricos e híbridos, impulsionada tanto pelos avanços tecnológicos quanto pelos incentivos fiscais, refletindo uma mudança significativa no mercado automotivo brasileiro.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!