Siga-nos

Bahia

Governador da Bahia busca tornar estado referência em VLT movido a bateria

Jerônimo Rodrigues visita linha de VLT em Chongqing e fábrica de baterias para veículos elétricos, projetando futuro sustentável para a Bahia…

Publicado

em

Transporte sustentável

Nesta segunda-feira (10), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitou a cidade de Chongqing, na China, com o objetivo de conhecer o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) local. A linha, com 15,5 milhas de extensão e operada pela empresa BYD, é a mesma que ganhou a licitação para construir o VLT do subúrbio de Salvador. Com um total de 15 estações, o sistema atende 13 trens de dois vagões e pode transportar até 21 mil pessoas nos dias de maior movimento, com intervalos de saída de três minutos.

O governador destacou os benefícios do VLT de Chongqing, que funciona com baterias de lítio, garantindo 200 km de autonomia por carga. “Tive a oportunidade de conhecer ótimas experiências hoje e ver de perto o que queremos implantar na Bahia. O sistema e a tecnologia que eles usam aqui no VLT têm um impacto positivo em diversas áreas, como meio ambiente, geração de renda e inovação”, afirmou Rodrigues.

A linha de VLT é totalmente digitalizada, controlada por uma central de controle e monitoramento que acompanha o fluxo de passageiros e a segurança ao longo do percurso. O complexo possui um pátio de manutenção e emprega 100 funcionários, sendo 30 para operação e 70 para manutenção. Desenvolvido pela divisão de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia da BYD, o sistema já está em funcionamento em 11 cidades chinesas.

Durante uma visita, o governador também conheceu uma fábrica de baterias para veículos elétricos, cujo modelo deve ser usado nos carros que a BYD planeja fabricar na Bahia. “O mercado mundial tende a ser fortalecido com a venda de carros elétricos, principalmente pela questão da transição energética. E acho que a Bahia vai se destacar nesse aspecto. Estamos trabalhando para isso”, enfatizou Jerônimo Rodrigues.

Nesta terça-feira (11), o governador retorna à cidade de Shenzhen para se reunir com a direção central da BYD.

Com informações da SecomBahia e foto de Daniel Senna/GovBA