Siga-nos

Bahia

Fábrica de Semáforos Inteligentes: empresários têm encontro com governo da Bahia

Publicado

em

Por: Gabriel Carvalho / Borega Melo

01Os entendimentos para a instalação de uma fábrica de semáforos inteligentes na Bahia avançam. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) articulou, para esta quarta-feira (27), encontro em Salvador entre um grupo de empresários e o governador Jaques Wagner. O parlamentar chegou a recebê-los, nesta manhã, em reunião no Senado.

O mexicano Alejandro Brunell González, diretor Geral da Companhia Semex, e Maxtubnay França, diretor da Elisys, Ecological Lighting and Intelligent Systems Solutions, farão uma apresentação ao governo da Bahia dos serviços e soluções em mobilidade e iluminação pública produzidos por eles.

Segundo Pinheiro, as negociações começaram em julho deste ano, quando esteve reunido com representantes da empresa e da Secretaria estadual de Indústria, Comércio e Miner ação (Sicm). Em outubro, enquanto em Salvador era firmado o contrato do metrô com a presença da presidenta Dilma, o senador Pinheiro retornava dos Estados Unidos, onde seguiu com as tratativas e visitou uma das fábricas.

Empregos e Inovação
“A holding vai apresentar um projeto de instalação da fábrica e, dependendo dos entendimentos, dentro da política de atração de investimentos da Bahia, podem avançar ainda mais as negociações para sediarmos mais este empreendimento”, diz Pinheiro, que acha ideal que a empresa também instale um centro de pesquisa no Parque Tecnológico, “para desenvolver pesquisa, produtos e inovação a partir das aplicações baseadas na inovação tecnológica”.

“Faremos uma visita de prospecção e reunião, previamente agendada com o auxílio do senador Pinheiro, com os representantes da secretaria de Indústria e Comércio para avançar nas tratativas sobre os atrativos do governo para a instalação da empresa, dentro do plano de incentivo do Estado”, informou Maxtubnay. González antecipou que a planta da indústria pode gerar cerca de mil e duzentos empregos diretos. “Torcemos para que isso ocorra na Bahia”, disse o diretor.

Os sistemas semafóricos inteligentes auxiliam na fluidez do trânsito e podem ser controlados remotamente, em tempo real. Controlados por sensores, quando há uma fila maior de veículos aguardando o sinal abrir, eles automaticamente aumentam o tempo de sinal verde para evitar congestionamentos.

Além disso, eles oferecem melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência. A fábrica envolve todo processo de desenvolvimento dos softwares e hardwares, além da linha de montagem e de testes.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *