Siga-nos

Bahia

Dicas PRF para pegar a estrada no São João: evite colisões

PRF destaca importância de manter distância segura e regras dos dois segundos para evitar acidentes durante o São João

Publicado

em

Dicas PRF

PRF intensifica fiscalização na BR-324 durante o São João para evitar acidentes | Foto: Divulgação PRF/BA

Notícias policiais: Com a proximidade das festas de São João, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforça a importância de seguir orientações de segurança para quem vai pegar a estrada, especialmente na BR-324, uma das principais rotas que ligam a capital baiana ao interior. Manter a distância segura e seguir as regras dos dois segundos são fundamentais para evitar colisões traseiras, que foram o tipo de acidente mais frequente na rodovia no último ano.

Colisões traseiras na BR-324

Em 2023, as colisões traseiras representaram quase 30% dos sinistros registrados na BR-324. Este tipo de acidente ocorre principalmente devido à falta de manutenção de uma distância segura entre veículos. “Manter uma distância adequada permite que o motorista tenha tempo suficiente para reagir e evitar uma colisão”, destaca a PRF.

Importância de não “andar colado”

Evitar “andar colado” no veículo da frente não só previne acidentes, como também facilita as ultrapassagens e a passagem de veículos de emergência. Além disso, reduz os riscos de sinistros e melhora a fluidez do trânsito. A PRF alerta também para os perigos de distrações ao volante, mudanças repentinas de faixa e a travessia de pedestres.

Trechos que merecem atenção

Na BR-324, alguns trechos requerem atenção especial:

– Km 520 ao Km 540: entre Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe (Berimbau).

– Km 600 ao Km 628: entre Simões Filho e Salvador, incluindo localidades como CIA/Aeroporto, Valéria, Águas Claras, Brasilgás e Bom Juá.

VEJA AQUI, OUTRAS NOTÍCIAS POLICIAIS!

Regras dos dois segundos

A PRF recomenda seguir a regra dos dois segundos para manter uma distância segura:

  1. Escolha um ponto fixo à margem da via.
  2. Quando o veículo à frente passar pelo ponto, conte dois segundos (ex.: “cinquenta e um, cinquenta e dois”).
  3. Se passar pelo ponto após a contagem, a distância é segura. Caso contrário, reduza a velocidade e recomece a contagem.

Para veículos maiores ou em condições adversas, aumente o tempo de contagem para três segundos.

VEJA AQUI, OUTRAS NOTÍCIAS POLICIAIS!

Final de fila

Em caso de congestionamento devido a sinistros ou interdições, mantenha a distância segura, reduza a velocidade gradualmente e siga as orientações dos agentes de trânsito. “Essas medidas ajudam a prevenir novos acidentes e garantem uma viagem mais segura para todos”, reforça a PRF.

Seguindo essas dicas da PRF, você contribui para um São João mais seguro e tranquilo para todos os que viajam pelas estradas da Bahia.

Falabarreiras, notícia é pra sempre!