Siga-nos

Bahia

Curso de Gestão Escolar é anunciado pela SEC Bahia para profissionais da rede estadual

A capacitação visa aprimorar as competências de diretores e vice-diretores; 13 mil vagas disponíveis com inscrições até janeiro de 2024

Publicado

em

Curso de Gestão Escolar

Profissionais da educação se preparam para capacitação em gestão escolar promovida pela SEC Bahia | Foto: Divulgação/SEC

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) da Bahia tornou público o edital nº 12/2023, anunciado no Diário Oficial de 14 de outubro, ofertando um curso de gestão escolar para unidades da rede estadual. O público-alvo é composto por professores e coordenadores pedagógicos efetivos no magistério público estadual. O foco é desenvolver habilidades essenciais para os cargos de diretor e vice-diretor dentro da rede estadual.

Ao todo, são 13 mil vagas, com o período de inscrição aberto de 1º de novembro de 2023 a 26 de janeiro de 2024 através do Portal da Educação.

Para ser elegível, os candidatos devem possuir cargo permanente no magistério, conforme a Lei Estadual nº 10.963 de 16 de abril de 2008, e estar em exercício ativo na SEC. Outras posições qualificadas incluem mandatos eletivos em entidades sindicais, órgãos da administração pública estadual ou cargos eletivos.

Adélia Pinheiro, secretária da Educação, enfatizou a iniciativa como um esforço do governo estadual na modernização do ensino. Ela disse: “O Governo do Estado vem investindo na modernização de toda a rede de ensino. Este edital faz parte dessas ações, no sentido de valorizar professores e coordenadores e contribuir para o aprimoramento da gestão escolar”.

O curso será oferecido online, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), dividido em cinco módulos totalizando 140 horas. Para participar, é necessário informar o número de matrícula, CPF, escolher o Núcleo Territorial de Educação (NTE) e município de afiliação. Após a inscrição, detalhes para acesso ao curso serão enviados ao e-mail registrado do participante.

O processo de avaliação envolverá dois exames objetivos, cada um focando um dos módulos do curso. Estas provas ocorrerão entre 12 e 19 de agosto de 2024. O gabarito oficial e o resultado final serão divulgados em 9 de setembro de 2024. Os interessados podem obter mais informações acessando www.educacao.ba.gov.br/certificacaodegestores ou pelo e-mail: certificacaodegestores@enova.educacao.ba.gov.br.

Da redação do Portal Falabarreiras com informações da Ascom SEC