Siga-nos

Bahia

Consórcios Intermunicipais unem-se para erradicar lixões na Bahia

Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia recebe representantes de consórcios e busca soluções integradas para a gestão de resíduos sólidos

Publicado

em

Gestão de resíduos sólidos

Os representantes de quatro consórcios intermunicipais se reuniram na terça-feira (18) na Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur-BA) para discutir estratégias de gestão de resíduos sólidos e erradicação dos lixões no estado. Participaram do encontro os consórcios Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento (CONDESC), Piemonte Norte Itapicuru (CDS Itapicuru), Consórcio Litoral Norte e Agreste Baiano (CDS Litoral Norte) e Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid).

A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, destacou a importância da cooperação entre Estado e municípios e do momento favorável para acabar com os lixões na Bahia. “Acredito que nós temos todas as condições de viabilizarmos uma solução que dê fim aos lixões em toda a Bahia. Junto com os consórcios, o Governo da Bahia, por meio da Sedur-BA e de outras secretarias, está guardado para que a solução seja viável, construída por todas as mãos envolvidas nesse tema”, afirmou a gestora da pasta estadual.

Durante a reunião, os presidentes dos consórcios e secretários executivos compartilharam suas experiências e discutiram possíveis ações conjuntas para enfrentar o desafio da gestão dos resíduos sólidos na Bahia. A busca por soluções passa pelo trabalho em conjunto de diferentes esferas do poder público, incluindo prefeituras, órgãos estaduais e federais.

Além disso, a secretária da Sedur-BA mencionou a realização de um seminário em parceria com a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (SEMA), além dos consórcios, com o objetivo de discutir o tema e ampliar a integração entre os envolvidos na busca de soluções eficientes e sustentáveis.

A iniciativa reflete a preocupação crescente com a gestão de resíduos sólidos e o impacto dos lixões no meio ambiente, na saúde pública e na qualidade de vida dos cidadãos baianos. A cooperação entre os consórcios intermunicipais e as diferentes instâncias governamentais é fundamental para alcançar resultados efetivos e garantir um futuro mais limpo e sustentável para a Bahia.