Siga-nos

Bahia

Adab busca reconhecimento internacional de Zona Livre de Peste Suína Clássica para a Bahia

Publicado

em

Josalto Alves | Ascom Adab

Imagem meramente ilustrativa | Foto: idiarn.blogspot.com

Imagem meramente ilustrativa | Foto: idiarn.blogspot.com

Com o objetivo de conquistar novos mercados para exportação de carne suína, o Governo da Bahia está adotando uma série de medidas para que o Estado obtenha a certificação internacional de Área Livre de Peste Suína Clássica (PSC), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri). A meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é que 14 estados recebam o reconhecimento internacional até 2016.

A Bahia já é livre da doença sem a necessidade de vacinação desde 2001, quando recebeu o status nacional de livre para a Peste Suína Clássica, e agora está entre os estados que pleiteiam o reconhecimento internacional. Para isso, representantes da área de defesa sanitária animal dos estados e do Mapa se reuniram, na ultima quinta-feira (19), em Curitiba, para avaliar as ações realizadas em atendimento às exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Na ocasião, os representantes da Adab, o diretor de defesa sanitária animal Rui Leal e o coordenador do Programa de Sanidade dos Suídeos, Sérgio Vidigal, apresentaram todas as ações executadas pela Bahia, a exemplo dos inquéritos soroepidemiológicos, vigilância ativa de granjas e criatórios, controle do trânsito, em propriedades de risco localizadas próximas as divisas com estados infectados, além da vigilância em suídeos asselvajados (javali e seus cruzamentos). Também estava presente na reunião o diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa (DSA/SDA), Guilherme Marques.

O diretor Rui Leal esclarece que a Bahia terá papel fundamental neste processo, pois será o estado que vai dar proteção às demais unidades da federação que estão pleiteando o reconhecimento. “Vamos continuar cumprindo com o compromisso de proteger a sanidade animal no estado e do Brasil, e vamos fazer o nosso dever de casa, adequando os postos de fiscalização, realizando as fiscalizações nas regiões com divisa com estados infectados e criando uma área de proteção contra PSC”, acrescentou Leal, lembrando que no próximo mês de abril, Bahia e Sergipe irão receber uma auditoria do Mapa para verificar todas as barreiras sanitárias fixas localizadas na divisa com os estados de Alagoas, Pernambuco e Piaui, por serem considerados infectados pelo vírus.

Para o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, a certificação agregará valor ao produto e ajudará no desempenho econômico, promovendo a geração de emprego e renda para os baianos e brasileiros. O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa (SDA), Décio Coutinho, reforçou que a prioridade está na manutenção e ampliação de mercados internacionais para nossos produtos. “Para isso estamos realizando reuniões e organizando toda a documentação para que, em breve, os estados consigam obter a certificação internacional”, informou Coutinho.

A Enfermidade
A Peste Suína Clássica é uma doença viral altamente contagiosa, podendo determinar quadros de febre, hemorragias múltiplas e com alta taxa de mortalidade. A transmissão acontece através de secreções, excreções, sêmen e sangue, Além do contato direto entre os animais.