Siga-nos

Meio Ambiente

ALERTA DE TEMPESTADE NO OESTE DA BAHIA:
INMET prevê condições severas de tempo

A Possibilidade de Tempestade paira sobre o Oeste da Bahia, trazendo potencial de fortes chuvas e ventos intensos

Publicado

em

Possibilidade de Tempestade

Céu ameaçador: nuvens carregadas e raios prenunciam a Possibilidade de Tempestade, conforme alerta do INMET | Foto: Reprodução O Presente/Agência Estadual de Notícias

O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET) alertou sobre a crescente Possibilidade de Tempestade em áreas do Oeste e Sudoeste da Bahia, estendendo o aviso ao Norte de Minas Gerais. Esta previsão aponta para um cenário meteorológico desafiador, com a expectativa de chuvas volumosas que podem variar entre 20 e 30 mm/h e atingir até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos que podem oscilar entre 40 e 60 km/h e ocorrência de granizo.

As condições indicadas pelo INMET sugerem uma Possibilidade de Tempestade com uma classificação de perigo potencial. Este fenômeno é conhecido por causar severos impactos, como danos a plantações, queda de galhos e árvores, alagamentos e até mesmo interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica.

Os municípios do Oeste da Bahia, especificamente Cocos, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Feira da Mata e Carinhanha

, estão na zona de atenção. Similarmente, localidades do Sudoeste baiano, como Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, região de Guanambi, e o Norte de Minas, devem se preparar para enfrentar possíveis temporais.

Este alerta de Possibilidade de Tempestade já começou a se materializar no município de Carinhanha, onde uma forte chuva, no final da tarde de quinta-feira, 02/11, não só trouxe relâmpagos e ventania como também provocou a queda de uma árvore, obstruindo a BA-161 entre a sede municipal e o povoado do Frota.

A população dessas regiões deve se manter vigilante e seguir as orientações das autoridades locais para minimizar riscos, mantendo-se atualizada com as últimas previsões e alertas meteorológicos.

Da redação do Portal Falabarreiras com informações do Portal Alerta Bahia