Entretenimento
Conferência de Cultura apresenta balanço positivo
O segundo e último dia da Conferência Territorial de Cultura, realizada em Barreiras, foi para discutir e definir ações. Os trabalhos começaram cedo, e dispostos, os grupos participaram com comprometimento das plenárias e oficinas.
Este ano, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, organizou a conferência de maneira diferente, não só para fugir da rotina, mas para dar um seguimento a trabalhos e propostas anteriores. Foi distribuído um manual com as ações que já foram desenvolvidas pelo governo na cultura, a partir de propostas da sociedade, bem como estão elencadas aquelas que por algum motivo não foram concretizadas.
Com este formato, o que se pretende é elaborar demandas conjuntas para todo o território da Bacia do Rio Grande, composto por quatorze municípios. Com o manual em mãos, os grupos, divididos em três, estão analisando o que o governo trouxe até agora para a cultura, sugerindo mudanças e apresentando novas propostas. Ao todo serão nove, e depois, a plenária vai escolher as três principais que serão encaminhadas para a execução da Secretaria de Cultura do Estado.
A Conferencia Territorial de Cultura termina no final da tarde de hoje, 13, e a organização já faz uma avaliação positiva do encontro. Para o coordenador regional de cultura, Cleber Eduão, foi muito importante para o governo dar uma resposta aos municípios dos trabalhos já realizados na área e que o momento serviu também para integrar os participantes, relação que pode trazer benefícios futuros para a cultura local. “Sempre depois de encontros como este, os grupos buscam se organizar melhor e geralmente apresentam bons projetos para a Secretaria de Cultura. Estamos felizes com o empenho de cada cidade presente”, comentou Cleber Eduão.
Texto: Silvania Costa