Siga-nos

Barreiras

Solidariedade na UCT-HEMOBA do HO

Publicado

em

Por: Thianne Lira

01Solidariedade e vontade de fazer o bem, assim foi marcada a quarta-feira (06) no colégio Mimoso do Oeste, na cidade de Luís Eduardo Magalhães, após uma força tarefa a fim de aumentar a quantidade de pessoas cadastradas para a doação de medula óssea na UCT-HEMOBA que funciona no Hospital do Oeste, em Barreiras.

O resultado mais que surpreendeu! O número de cadastros passou de 420 para 1325 doadores!

O evento só foi possível graças a uma parceria entre a UCT-HEMOBA, Secretaria da Saúde e moradores de Luís Eduardo Magalhaes.

Além da vontade de colaborar com pacientes de todo país que precisem do transplante, as doações também foram motivadas a ajudar a jovem Patrícia Oshiro, moradora de Luís Eduardo Magalhães, que há quase dois anos descobriu que está com leucemia e está a procura por um doador compatível.

Enquanto que no caso de irmãos a probabilidade de haver compatibilidade é de 25%, entre pessoas sem parentesco, a chance é de um em cem mil. Por isso, para auxiliar a esses pacientes que estão na fila de espera, foi criado o REDOME, Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o programa automaticamente armazena os dados genéticos e sinaliza quando a compatibilidade é confirmada.

Aqui em Barreiras, o cadastro começou a ser feito em 2012, na UCT-HEMOBA, que funciona no Hospital do Oeste. Para se cadastrar é preciso estar em bom estado de saúde e ter entre 18 e 55 anos. A coleta é simples, são retirados apenas 7 ml de sangue de cada possível doador.

A medula é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por “tutano”. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Os pacientes que precisam do transplante são aqueles com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de doença hematológica, como a leucemia.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *