Siga-nos

Barreiras

BARREIRAS:
População recebe orientação sobre descarte indevido de chuva na rede de esgoto

Moradores do bairro Santa Luzia foram os orientados no último fim de semana…

Publicado

em

Rede de Esgoto

Pela segunda semana consecutiva, moradores da cidade de Barreiras, Oeste da Bahia, receberam orientação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) sobre o uso correto do sistema de esgotamento sanitário.

No último sábado (5), moradores do bairro Santa Luzia foram escolhidos para a sensibilização, diante dos transtornos causados pela ação indevida de moradores de imóveis que escoam água de chuva na rede coletora de esgoto. Além de conversar com quem estava nas portas das casas, a equipe da Embasa entregou comunicado sobre a importância de não jogar também lixo e gordura na tubulação, evitando os extravasamentos de esgoto nas ruas.

A moradora Railane Pereira, 19 anos, avaliou como bastante importante a ação da Embasa. “Muitos não sabem a forma correta de usar a rede de esgoto o que acaba prejudicando outras pessoas. Por isso é importante ter essa conversa e a entrega do comunicado para alertar a população”, afirma. Há 15 anos no bairro, José Antônio de Jesus, 81 anos, fez questão de mostrar que tem feito o certo. “Aqui em casa toda a água de chuva vai para a rua. Na rede de esgoto, só vai o que a gente usa de água nos banheiros, cozinha e lavanderia”

, afirmou.

Para o gerente regional da Embasa, Lucas de Moura Araújo, esta ação tem o objetivo de alertar a população para os cuidados necessários com a rede de esgoto. “Muitos imóveis acabam jogando indevidamente a água de chuva na rede de esgoto. É importante lembrar que a rede de esgoto é dimensionada para receber somente água servida e isto evita que o lixo também vá parar na rede”, explica.

Rede de Esgoto

Neste final de semana, motoristas e pedestres que circularam pelo Centro Comercial, próximo à feira de Barreiras, foram alertados do problema com faixas e distribuição de material educativo. Uma mensagem em carro de som complementou a mobilização.

Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB

Fala Barreiras