Siga-nos

Barreiras

HO agora só atende pacientes exclusivamente regulados

Além do Hospital do Oeste, os hospitais estaduais em Vitória da Conquista e Feira de Santana também passarão a realizar os atendimentos apenas de modo referenciado

Publicado

em

Matéria original Jornal Nova Fronteira | Imagem destaque: Hospital do Oeste, Barreiras | Foto: Reprodução Jornal Nova Fronteira

O Hospital do Oeste, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), a partir de hoje, 18, passa atender somente paciente exclusivamente regulados pelo Samu, pela Central Estadual a partir de outros hospitais ou pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Além do HO, os hospitais estaduais em Vitória da Conquista e Feira de Santana também passarão a realizar os atendimentos apenas de modo referenciado.

Demandas que não representem risco iminente de morte, que seriam os pacientes classificados com o código vermelho, devido a gravid ade, devem buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou UPA.

Todas as unidades continuarão prestando assistência na área de clínica e em diversas especialidades. A medida visar reorganizar o fluxo de atendimento, pois os hospitais possuem alas exclusivas para o atendimento a pacientes com suspeita e diagnóstico positivo de coronavírus (Covid-19).

Somadas, as três unidades terão 165 leitos dedicados a Covid-19. O Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, e o Hospital do Oeste, em Barreiras, alcançarão, cada um, 60 leitos, sendo 50 de UTI e dez clínicos. Já o Hospital Geral de Vitória da Conquista terá 45 leitos, sendo 21 de UTI e 24 clínicos.

Porta de entrada da emergência do Hospital do Oeste em Barreiras | Foto: Jornal Nova Fronteira

Cabe ressaltar que os leitos clínicos e de UTI serão implantados progressivamente nestas unidades, bem como todas as medidas de segurança serão adotadas para que pacientes com outros problemas de saúde não tenham contato com os casos suspeitos e positivos de Covid-19.