Siga-nos

Barreiras

Fazenda em Barreiras é flagrada com ligação clandestina

Saiba mais sobre as ações da Neoenergia Coelba para combater fraudes.

Publicado

em

Fazenda em Barreiras é flagrada com ligação clandestina

Foto: internet / Divulgação

A cidade de Barreiras, no Oeste da Bahia, foi palco de uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Neoenergia Coelba no dia 13 de agosto. O objetivo da operação era identificar fraudes de energia em propriedades rurais, e uma fazenda produtora de grãos e milhos foi flagrada com uma ligação clandestina à rede elétrica. Estima-se que o volume de energia recuperado seja de 1,4 milhão de quilowatt-hora, energia suficiente para abastecer cerca de 22 mil residências por 15 dias.

Operação e Resultado

A ação contou com mais de 10 profissionais da Neoenergia Coelba e da Polícia Civil. Durante a inspeção técnica, foi constatado que a fazenda estava conectada diretamente à rede elétrica, sem o uso de medidores. Essa prática, conhecida como “gato”, caracteriza furto de energia. Embora o proprietário da fazenda não estivesse presente durante a operação, ele responderá judicialmente pelo crime.

De acordo com o gerente da Receita da Neoenergia Coelba, Madson Melo, a empresa está empenhada em combater o furto de energia em todas as regiões da Bahia. “Não fazemos distinção entre o tipo de atividade do fraudador. Nossos esforços são para identificar e remover essas ligações irregulares, independentemente de quão distante da capital a cidade esteja”, afirmou.

Estatísticas e Impacto

Somente no primeiro semestre de 2024, mais de 1.400 unidades rurais ou de irrigação foram identificadas com irregularidades. Além disso, a Neoenergia Coelba detectou fraudes em 3.243 comércios e 225 indústrias. Todas essas unidades tiveram suas ligações clandestinas removidas, mostrando o esforço contínuo da distribuidora em combater o crime.

Riscos e Consequências Legais

A prática de furtar energia não apenas compromete a segurança das pessoas envolvidas, mas também afeta o fornecimento de energia da região, podendo causar interrupções e até danos à rede elétrica. Além disso, o furto de energia é crime no Brasil, conforme o artigo 155 do Código Penal, e pode resultar em até oito anos de prisão.

A Neoenergia Coelba incentiva a população a denunciar fraudes e furtos de energia, lembrando que o apoio da comunidade é fundamental para combater essas práticas ilegais. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.