Siga-nos

Barreiras

Entenda como é a realização de exames no laboratório da Ufob

Instituição esclarece sobre a realização de exames no Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores

Publicado

em

Informações Dircom Barreiras

O Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE) montado na última segunda-feira (11) no Campus Reitor Edgar Santos, da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, está sendo a central para o diagnóstico da doença Covid-19 causada pelo novo coronavírus, no Oeste da Bahia. Conforme o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, o Laboratório não realiza as coletas de material no local, a concentração do recebimento dessas amostras continua sendo realizada pelo Núcleo Regional de Saúde do Oeste (NRS 11), através da Vigilância Epidemiológica. O órgão responsável envia as amostras conforme as prioridades estabelecidas pelos órgãos sanitários.

A UFOB emitiu na tarde dessa sexta-feira (15) uma nota reforçando a comunidade do Oeste, em especial de Barreiras, que o LAIVE não realiza exames, mas sim, analisa as amostras que são encaminhadas de segunda a sexta-feira pelo NRS 11. Após o recebimento, o resultado estará disponível em até 72h.

“A Secretaria de Saúde de Barreiras também esclarece que as pessoas com sintomas leves da doença devem procurar as unidades de saúde para avaliação, os casos moderados devem procurar o Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra. “Desde o início do funcionamento do Laboratório, a UFOB tem recebido muitas pessoas solicitando a realização de exames para diagnosticar Covid-19, esse procedimento não é realizado pela Universidade, os pacientes devem procurar as unidades de saúde quando os sintomas são leves, uma vez que também são característicos da gripe, e os moderados à grave devem procurar o Pronto-atendimento no Eurico Dutra, lá é realizada a coleta e encaminhada ao Laboratório para análise. A Prefeitura também disponibiliza para a população a Central de Informações para sanar dúvidas sobre a doença, através dos telefones: 3613-9250 e 9 9956-9834 (WhatsApp)”,

destacou Anderson Vian.

Fala Barreiras