Siga-nos

Barreiras

Efetivo da Guarda Civil Municipal participa de treinamento para atuar no Barreiras Folia 2024

A capacitação foi realizada no Centro Integrado de Segurança e Trânsito (CIST), e teve como princípio a promoção de uma atuação cidadã

Publicado

em

Treinamento para atuar no Barreiras Folia 2024

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, por meio comando da Guarda Civil Municipal, realizou na segunda (5) e terça-feira (6), um treinamento de aperfeiçoamento com todo efetivo, visando uma melhor atuação durante a realização do Barreiras Folia 2024 que inicia nesta sexta-feira (9) e segue até terça-feira (13), no Centro Histórico.

A capacitação foi realizada no Centro Integrado de Segurança e Trânsito (CIST), e teve como princípio a promoção de uma atuação cidadã, focada na proteção dos direitos fundamentais da dignidade humana, da cidadania e das liberdades públicas, garantindo assim, uma maior segurança aos foliões, como também maior eficiência dos Guardas Civis Municipais na prestação dos serviços.

Conforme o comandante João Oliveira, o principal foco deste treinamento é a proteção preventiva, tanto dos foliões quanto dos próprios agentes de segurança, tendo como destaque o trabalho em equipe. “Como uma instituição democrática, a Guarda Civil Municipal de Barreiras desempenha um papel fundamental na prevenção comunitária, através de um policiamento de proximidade, essa mesma disposição na manutenção da tranquilidade será mantida durante toda festa de Momo, com presença ostensiva 24 horas por dia no circuito”, pontuou.

A instrução institucional visa fortalecer o caráter cidadão da corporação na construção de sua própria identidade e toda a capacitação desenvolvida foi voltada para a disciplina de Técnicas e Procedimentos Operacionais (TPO), tendo como norte, a preocupação da aplicação legítima dos princípios legais, discernimento e conduta. Durante os dois dias de treinamento, foram aplicados os procedimentos operacionais como o uso diferenciado da força, técnicas de abordagem, imobilização tática, defesa pessoal, formação, postura e compostura da patrulha, e ainda, os princípios de conduta.

De acordo com o secretário Junior Sampaio, a participação da Guarda Civil Municipal no Barreiras Folia é fundamental. “Sabemos dos desafios que essa equipe poderá encontrar, por isso, a capacitação profissional continuada dos agentes, dentro de um planejamento eficiente, garantirá uma melhor atuação diante das ações, que como parte de sua preparação, possa proporcionar tranquilidade e proteção tanto para os barreirenses como para os turistas. Faço um agradecimento especial aos instrutores, subcomandante Barbosa, o GCM Marcelo e o GCM Dias, que conduziram esse treinamento”, ressaltou.

Osmar Ribeiro

Fala Barreiras