Siga-nos

Barreiras

CONFERÊNCIA DAS CIDADES 2023:
Construindo a Política Urbana Integrando Campo e Cidade rumo ao Desenvolvimento Sustentável

Prefeitura de Barreiras promove reunião estratégica para alinhar ações setoriais e eleger delegados para a Conferência Estadual e Nacional

Publicado

em

Conferência das Cidades 2023

Representantes do poder público e sociedade civil discutem a construção de uma política urbana integrada e sustentável durante a Conferência das Cidades 2023 | Foto: Dircom Barreiras

Considerada um espaço estratégico de interlocução entre o poder público e a sociedade civil organizada, a Conferência das Cidades 2023 se apresenta como uma oportunidade ímpar para debater e apontar questões fundamentais relacionadas ao desenvolvimento urbano local. O tema central deste ano, “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Integrando o Campo e a Cidade para o Desenvolvimento Sustentável”, promete impulsionar discussões relevantes. Durante o evento, serão eleitos os delegados que representarão o município nas Conferências Estadual e Nacional.

Com o propósito de construir um estudo panorâmico sobre a política urbana do município, a Prefeitura de Barreiras promoveu uma reunião estratégica. O encontro reuniu representantes das Secretarias de Assistência Social e Trabalho, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Planejamento e Infraestrutura, além da equipe técnica do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI) e um representante da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). A discussão aconteceu na tarde da quinta-feira, 27, na sala de reuniões do NRI e teve como objetivo elencar as ações setoriais.

A técnica em habitação de interesse social, Keila Moreira, foi a responsável por conduzir a reunião, apresentando o formato e os temas que serão abordados durante a conferência. Além disso, Keila coletou informações relevantes sobre o desdobramento das questões em cada secretaria. “Esse é um momento que estamos iniciando a construção intersetorial, buscando ações conjuntas entre as secretarias para implementar uma política urbana dentro do tema central, promovendo assim, um profundo diálogo dos poderes públicos e população nos diversos territórios”

, disse Keila.

Durante a reunião, a assessora técnica do Núcleo de Regularização de Imóveis, Tamires Santos, apresentou dados impressionantes sobre a regularização dentro do projeto Morar Legal. Mais de 4.400 processos de regularização de imóveis foram concluídos em diversos bairros do município pelo programa REURB Social. Esses números colocam Barreiras como a cidade que mais regulariza imóveis em toda a Bahia, evidenciando o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável.

Com a iniciativa de promover essa importante conferência e as ações para a regularização de imóveis, Barreiras destaca-se como um exemplo de cidade comprometida com o diálogo entre poder público e sociedade, buscando soluções integradas para o desenvolvimento urbano sustentável. A participação ativa dos cidadãos é fundamental para construir cidades mais justas, inclusivas e resilientes. Junte-se a nós nesse importante evento e faça parte dessa transformação positiva!

Da Redação com informações da Dircom Barreiras