Siga-nos

Barreiras

Comunidade do KM 30 pede socorro ao governo municipal

Segundo os moradores, não há infraestrutura, saúde, segurança, Iluminação pública e Assistência

Publicado

em

Moradores do km 32 estão sofrendo com a falta de infraestrutura, segurança e iluminação pública na comunidade. Para chamar a atenção dos governantes, organizaram uma manifestação em favor de melhorias e da entrega da unidade de saúde por estarem vivendo em total abandono.

Na comunidade foi construído um posto de saúde, mas ainda não foi entregue.  O posto está concluído, o que significa que a comunidade já está sendo atendida com a construção do prédio, faltando apenas ser entregue. Enquanto o posto não for entregue, os moradores da comunidade precisam buscar atendimento médico na sede do município.

A maior deficiência é a falta de pediatra, a necessidade de aferir pressão, verificar glicemia das pessoas que têm diabetes, inclusive dos idosos. “A nossa comunidade sofre e pede socorro ao governo municipal. Não temos infraestrutura, saúde, segurança, iluminação pública e assistência. Vivemos em total abandono, declara Cleriston, morador da comunidade.

Indignados com a situação, os moradores criaram um movimento para cobrar do governo municipal as benfeitorias que tanto necessitam. Em busca de resposta a essas reinvindicações, o Falabarreiras entrou em contato com a Diretoria de Comunicação da prefeitura municipal (Dircom), que esclareceu que a Prefeitura de Barreiras cuida da cidade e cuida das pessoas tanto na sede como na zona rural. “A acerca das reinvindicações dos moradores da localidade do Km 30, que versa sobre infraestrutura, saúde, segurança, iluminação pública e assistência, informamos a este veículo que nos últimos seis anos, a gestão do Prefeito Zito Barbosa construiu 14 unidades de saúde, sendo que nove já foram entregues: na Morada da Lua de Baixo, Santa Luzia, Novo Horizonte, Barrocão de Baixo (Zona Rural), Cerradão (Zona Rural), Val da Boa Esperança (Zona Rural), Barreiras I e bairro Boa Sorte.

Em nota, a Dircom esclarece ainda que três unidades de saúde estão concluídas no Riachinho, Rio Branco (Zona Rural) e no Km 30 (Zona Rural), e mais duas estão sendo construídas nos bairros Cidade Nova e Santo Antônio. Assim como aconteceu com as nove unidades já construídas e inauguradas, a gestão municipal entregará as demais unidades seguindo um planejamento que contempla a construção, aparelhamento e contratação de profissionais. “Sobre as demandas de Infraestrutura e Iluminação Pública, já consta do planejamento da Secretaria de Infraestrutura intervenções que irão beneficiar tanto a localidade do Km 30, como outras localidades no entorno”

.

Conforme a Dircom, no quesito segurança, que é uma atribuição do Governo do Estado, a Prefeitura de Barreiras tem envidado todos os esforços para apoiar o trabalho da Policia Militar e adotado medidas e intervenções que contribui com a segurança pública, como: Implantação de nova iluminação em LED em vários pontos da cidade; implantação de eliminação em localidades como BR 242 (Riachinho), BR 135 (Baraúna); Implantação de rede elétrica e iluminação em diversas comunidades rurais; Manutenção e implantação de iluminação em ruas, praças e avenidas como forma de oferecer maior segurança para a população.

A Dircom informa ainda que a Prefeitura mantem uma ampla rede de atenção a população através dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, além de executar periodicamente a Caravana da Cidadania, que é realizada de forma alternada na sede e na zona rural, sendo que a última versão foi no Val do Teiú (Rio Branco). No caso especifico do Km 30, a localidade é assistida pelo CRAS IV, localizado no Bairro JK, que realiza atendimentos itinerantes com frequência na comunidade.

O fato é que a falta de assistência no km 32, assola principalmente aqueles que mais necessitam e que já possuem outras vulnerabilidades sociais. Desse modo, o apelo da comunidade é para que os governantes tomem conhecimento do que está acontecendo e a partir daí, possam tomar uma iniciativa para solucionar o problema o mais rápido possível.