Siga-nos

Barreiras

Combate às Arboviroses: Barreiras Planeja Estratégias para 2024

Secretaria de Saúde intensifica ações contra o Aedes aegypti e arboviroses em reunião estratégica

Publicado

em

Combate às Arboviroses

A cidade de Barreiras, localizada no Oeste da Bahia, está se preparando com determinação para enfrentar as arboviroses neste verão. A Secretaria de Saúde realizou uma série de reuniões na última semana, com destaque para a intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Essa iniciativa é essencial, pois o período de verão costuma trazer um aumento nos casos dessas doenças.

Na reunião que ocorreu na sede da Secretaria de Saúde, foi decidido que a partir do dia 19 de fevereiro, serão realizados mutirões de combate ao mosquito em toda a cidade. A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, enfatizou a importância da colaboração da população nessa luta: “Tanto a dengue como a zika, chikungunya e a febre amarela são doenças que requerem atenção de todos. Pedimos a atenção dos moradores para ações simples, mas altamente eficazes contra o mosquito, como evitar água parada em vasos e pneus velhos, manter as caixas d’água bem cobertas, colocar areia nos pratinhos das plant as, manter piscinas limpas e tampar as lixeiras”.

A reunião contou com a participação da secretária e subsecretária de Saúde, Jamile Rodrigues e Juana Jamile, além de outros membros da Secretaria e representantes do município. O objetivo é fortalecer as ações integradas realizadas pela Prefeitura de Barreiras e conscientizar a população sobre a importância de se prevenir contra as arboviroses.

Além disso, nos dias 30 e 31, a pauta foi estendida para os coordenadores de enfermagem das Unidades de Saúde e para os médicos que atuam na Atenção Básica do município. O médico infectologista, Jorge Luiz Abrahão, participou como convidado especial e abordou os sinais e procedimentos no atendimento a pacientes com sintomas das doenças. Também foi discutido o manejo e o fluxo de atendimento para arboviroses em Barreiras.

O planejamento estratégico para 2024 está focado em ações eficazes de prevenção e Combate às Arboviroses, visando a redução dos casos e garantindo a saúde da população de Barreiras. Com a colaboração de todos, é possível enfrentar essas doenças de forma eficaz e manter a cidade segura durante o verão e o ano todo. A Secretaria de Saúde está comprometida em liderar esses esforços e conta com o apoio da comunidade para alcançar esse objetivo. #CombateArboviroses #SaúdeBarreiras #Prevenção2024 #AedesAegypti #Dengue #Zika #Chikungunya #FebreAmarela

Osmar Ribeiro

Fala Barreiras