Siga-nos

Barreiras

Capacitação Especial para Condutores Socorristas de Barreiras/Ibotirama é realizada pelo SAMU

Condutores Socorristas da Regional Barreiras/Ibotirama são treinados pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU, abrangendo diretrizes de trânsito e combate a incêndios

Publicado

em

Condutores Socorristas

Socorrista demonstrando o uso correto de extintor durante o treinamento. Capacitação visa aprimorar habilidades em situações de emergência | Foto: Dircom Barreiras

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) promoveu, na sexta-feira (27), uma capacitação direcionada aos Condutores Socorristas da Regional Barreiras/Ibotirama. O treinamento, em alinhamento com a Portaria nº 2048, abordou tópicos cruciais: legislação de trânsito específica para veículos de emergência e combate inicial a incêndios utilizando extintores e GLP.

A sessão prática foi estruturada próximo a Salvador, com o suporte dos policiais Weslei Jerry e Everton Reis, da PRF. Eles enfatizaram a legislação de trânsito aplicável a veículos emergenciais e procedimentos seguros em cena. Por sua vez, os cabos Ricardo Nunes e Evandro Batista, do Corpo de Bombeiros de Barreiras, elucidaram sobre as práticas de combate a incêndios. Márcio, enfermeiro do SAMU, conduziu uma sessão à tarde sobre assistência ao paciente dentro das viaturas.

Condutores Socorristas de 23 municípios do Oeste da Bahia participaram deste treinamento. Samara Barbosa, coordenadora do SAMU Regional, e Alex Cristiano, responsável pelo NEP, reforçaram a relevância destas capacitações mensais. Elas visam aprimorar consistentemente os profissionais que lidam com situações de urgência em Barreiras e região Oeste.

Alex Cristiano ressaltou: “Esta ação exemplifica a dedicação contínua da Secretaria de Saúde em capacitar esses profissionais essenciais que atendem emergências 24h por dia. Agradecemos o comprometimento da PRF e do Corpo de Bombeiros, que compartilharam conhecimentos fundamentais, e ao enfermeiro Márcio por elucidar procedimentos cruciais da ambulância.”

Da redação do Portal Falabarreiras com informações da Dircom Barreiras