Siga-nos

Educação

Músicas e coreografias juninas abrilhantaram as apresentações do Arraiá da Escola Sonho de Talita em Barreiras

Além do riquíssimo conhecimento e da expansão cultural que estas práticas possibilitaram aos alunos, as turmas deram um verdadeiro show através de belíssimas apresentações…

Publicado

em

Arraiá Sonho de Talita

Fotos: Simone Laranjeiras/Falabarreiras

Uma festa junina no ambiente escolar promove integração entre família e corpo docente, pais e filhos e, é claro, entre os alunos também. É um momento de comemoração em conjunto. Essa tradição, nascida em Portugal e adaptada para a cultura brasileira, é uma oportunidade incrível para festejar com a família. Afinal, é quando pais e filhos podem aproveitar um pouco e comemorarem, junto às escolas ou com outras pessoas, esse evento cheio de comidas deliciosas e muita dança.

Arraiá Sonho de Talita

Em Barreiras, diversas escolas comemoraram as festas durante todo mês de junho, como é o caso da Escola Sonho de Talita. Durante toda a manhã desta quarta-feira, 22 de junho, a rua em frente à escola ficou decorada com bandeirolas e o colorido tomou conta de toda a escola. Os uniformes deram lugar ao quadriculado e todo o corpo discente e docente da escola se enfeitou com acessórios, pintinhas nos rostos, chapéus, laços e tranças.

As festas juninas também são conhecidas pelas comidas típicas, principalmente os alimentos preparados com milho, músicas, danças, como a quadrilha e é claro, o forró. Durante a “Manhã Caipira”, tema da festa junina da escola esse ano, os educandos puderam conhecer sobre os costumes do seu povo e os pratos típicos juninos através do lanche coletivo com comidas típicas organizado em cada sala.

Arraiá Sonho de Talita

Além do riquíssimo conhecimento e da expansão cultural que estas práticas possibilitaram aos alunos, as turmas deram um verdadeiro show através de belíssimas apresentações que aconteceram de forma escalonada para que os pais pudessem acompanhar as apresentações de acordo com o cronograma de horários de cada turma.

Ainda é   possível mencionar as interações e a trocas entre os alunos, o que enriqueceu ainda mais o evento. Todos os alunos foram envolvidos, desde a educação infantil até o 5° ano. Esse ano, por causa da pandemia, o Arraiá do Sonho de Talita aconteceu na própria escola, diferente dos anos anteriores, em que acontecia à noite com um público bem maior. Entretanto, as crianças se envolveram, se preparam e ensaiaram durante vários dias a coreografia para ser apresentada na festa junina.

Arraiá Sonho de Talita

Uma verdadeira festa cultural e belíssimas apresentações dos alunos com danças, com coreografias e quadrilha. Para animar a festa, a banda Coração do Brasil tocou durante toda a manhã. Os pais assistiram orgulhosos as apresentações dos seus filhos e puderam registrar cada momento para guardar essa memória afetiva da festa.

Arraiá Sonho de Talita

Fala Barreiras