Siga-nos

Cinema

Escola Municipal Antônio Bento de Freitas participa do Projeto Cinema na Escola

Crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de experienciar a projeção de diversos curtas…

Publicado

em

Cinema

A educação pública precisa assumir um novo papel na sociedade, de mais destaque e visibilidade através de parcerias que fortaleçam as aprendizagens e a integralidade do sujeito. Ações do governo em parcerias com instituições públicas e/ou privadas oportunizam mais acesso à cultura.

Neste mês de outubro, a escola teve o privilégio de ser escolhida pelos responsáveis pelo Projeto: Escola no Cinema. A Cultura ao Alcance de Todos, a senhora Franciella Mota que possui uma parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Lazer, através do incentivo da Lei Cultural 796/2008.

As crianças e adolescentes são agraciados com atividades culturais como: rodas conversas prévias sobre a História do Cinema no Brasil, as películas, as máquinas, os filmes, onde são realizadas sessões de projeção, com temas atuais para promover discussão e reflexão que gerem aprendizagens e mudança de atitudes.

E concluindo, as crianças assistiram em projetor 16mm a dois curtas de animação, clássicos do cinema, com temas fundamentais para a boa convivência humana em sociedade, dentre eles: Fazer o bem, faz bem; – É dando que se recebe; – Quem Rouba, anda pra trás; – É o Trabalho honesto, que leva à verdadeira vitória; – O que vem fácil, vai fácil. Temas que são verdadeiras lições de vida, em um país onde o jeitinho, a corrupção e a ganância deixam de lado o que realmente importa, os seres humanos e a qualidade de vida igualitária para todos, sem distinções.

A gestora escolar, Tatyana Santos, destaca a relevância dessas parcerias e os desdobramentos dessas ações afirmativas que se soma ao processo de ensino e aprendizagem agregando mais valor às ações educacionais para as crianças que não têm acesso às salas de cinemas.

Cinema

Ainda enfatiza a senhora Franciella Mota que, ao final das atividades, realiza-se uma roda de conversas, um bate papo com as crianças com o objetivo de sentir o grau de atenção, entendimento e interpretação destas, com perguntas a fim de que elas próprias consigam chegar às lições intrínsecas nos filmes exibidos e principalmente consigam ver a importância dessas lições para um futuro de sucesso, paz, prosperidade e valorização humana de cada um.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Franciella Motta

    3 de novembro de 2022 às 22:13

    Na esperança que as portas se abram para o nosso projeto cultural (Cinema nas Escolas) e muitos outros que somam valores ao aprendizado e às lições de vida de cada aluno contemplado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras