Siga-nos

Contabilidade

Como a tecnologia auxilia na demanda do contador para declaração anual do imposto de renda

Publicado

em

Todo profissional de contabilidade aguarda ansiosamente o momento da Declaração de Imposto de Renda, pois é nessa hora que se pode ter ganhos além de seus contratos recorrentes.

Do outro lado estão os contribuintes, onde alguns esperam esse momento por ter direito a restituição do IR e outros temem o famigerado imposto a ser pago ao leão.

O que de fato ocorre nesse período é uma total exaustão para o contador devido às demandas e conformidades fiscais. Até pouco tempo os contadores tinham a necessidade de digitar as diversas informações de forma manual, o que gerava uma certa perda de tempo nesse processo.

Com o passar dos anos e através da evolução tecnológica a Receita Federal adicionou a opção de declaração pré-preenchida, gerando com isso automação do processo e deixando o mesmo ainda mais seguro, rápido e eficiente. 

Vamos conhecer melhor a declaração de IR, seu programa de transmissão e demais novidades que acompanham a tecnologia e demanda do contador.

O que é a declaração do Imposto de Renda?

É o canal por onde informamos e confirmamos todo e qualquer recebimento e despesas de uma pessoa física durante o ano fiscal anterior, tendo o envio dessas informações à Receita Federal.

Com essa declaração, a Receita Federal identifica se cada contribuinte realizou o pagamento na fonte do imposto de renda sobre o seu rendimento tributável ou se o que o contribuinte pagou é o suficiente em relação à soma dos seus rendimentos anuais. 

A Receita também acompanha a evolução de patrimônio dos contribuintes, não apenas para ter o controle sobre bens e direitos, mas também para identificar se a evolução patrimonial é coerente com os rendimentos declarados nos últimos anos.

Quais mudanças costumam ocorrer na declaração de IR?

Atualmente você preenche e envia sua declaração por meio de um programa gerador, disponível no site da Receita Federal e que recebe atualizações todo ano para se enquadrar nas mudanças legislativas.

Um exemplo dessa mudança legislativa ocorreu em 2021, onde a declaração incluiu a devolução do auxílio emergencial para o contribuinte que tenha recebido esse benefício no ano de 2020.

Perguntas como “qual o valor anual para declaração do IR”  ou “como eu faço a declaração do IR” continuarão existindo a cada ano, pois alterações na legislação ocorrem a qualquer momento. Por isso é obrigatório que se informe antes de fazer a declaração.

Portanto você contador deve se atentar para assim formar uma estratégia legal de economia de tributos ao contribuinte. 

Como a tecnologia pode me ajudar?

É só falarmos no pagamento do imposto de renda que a maioria dos contribuintes se desesperam, ainda mais se ele já teve alguma parcela retida na fonte. A verdade é que o simples fato de pensar no pagamento de mais impostos assusta e nunca é o que normalmente as pessoas querem.

São nesses casos que você, contador, pode se beneficiar com o uso da tecnologia! Obtenha ganhos substanciais em sua performance e monetização, tendo mais tempo para fazer estudos que possibilitam ao contribuinte economizar.‍

Confira algumas das novidades tecnológicas na declaração pré-preenchida que o ano de 2021 trouxe.

  • Ampliação do acesso utilizando-se um duplo fator para autenticar; 
  • Acesso ao rendimento dos dependentes, se existirem, através de uma procuração do contribuinte para fornecer tais poderes;
  • Permissão para informar alguma fonte pagadora que tenha faltado sem a necessidade de retificação;
  • Economia de tempo, possibilitando ao contador melhorar assim suas chances de monetização;
  • Praticidade na declaração das parcelas tributáveis e isentas de rendimentos quando o contribuinte for maior de 65 anos;
  • A adição de 3 novos códigos na ficha de bens e direitos, no caso da necessidade de declaração de criptoativos (moedas digitais);
  • Possibilidade da restituição através de contas pagamento;

E por fim, a Receita Federal realizará a restituição através de 5 lotes, deixando assim o processo mais eficiente e diminuindo o seu tempo.

Se o contador conseguir perceber todas essas mudanças tecnológicas ele com certeza encontrará uma forma mais eficiente de oferecer seus serviços. 

Lembre-se, através de um  investimento tecnológico se traz economia de tempo e consequentemente a possibilidade do contador estudar os tributos que impactam na economia para o contribuinte, trazendo possibilidades para que seu cliente pontual se torne um cliente com contrato.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *