Siga-nos

Construção Civil

VAI CONSTRUIR?
Saiba qual o melhor telhado para o clima de Barreiras

É importante conhecer o tipo de telhado mais apropriado, já que cada um deles conta com características específicas…

Publicado

em

Telhas Sanduíche

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução Jornal Periscópio

A escolha do tipo de telhado na construção pode interferir na qualidade de vida das pessoas que frequentam o ambiente, afinal, isso influencia na variação da temperatura.

Com essas informações em mãos, fica mais fácil associar o clima da região aos desejos e às necessidades de cada um, de acordo com a temperatura de cada cidade.

Isso é importante porque ficar refém de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado não é o melhor cenário, principalmente diante do aumento na conta de energia elétrica.

Em locais de clima quente, como em Barreiras, Oeste da Bahia, é fundamental levar em consideração o tipo de telhado mais apropriado para melhorar a temperatura ambiente.

Como a temperatura média, máxima e mínimas variam entre 20 e 32 graus e a luminosidade é abundante durante quase todo o ano, as construções requerem um cuidado maior na hora da escolha da cobertura ideal do tipo do telhado.

Os projetos arquitetônicos brasileiros normalmente levam em consideração a iluminação natural. A ventilação do ambiente também é importante e todo o conforto que uma casa deve proporcionar. E o telhado não pode ficar de fora, pois em climas quentes, o telhado pode interferir no conforto térmico até mesmo durante o inverno.

Um dos exemplos mais recomendados para esse tipo de situação são as chamadas telhas sanduíche, que podem ter isolamento em poliestireno expandido (EPS), poliisocianurato (PIR) ou mantas térmicas, como lã de rocha.

Telhas Sanduíche
Telha sanduíche | Foto: Reprodução Casa Vogue

O EPS é conhecido popularmente como isopor, e possui grande concentração de ar armazenado em esferas de poliestireno. Em função disso, ele é classificado como um bom isolante térmico. O PIR, por sua vez, é um plástico termoendurecível, produzido como uma espuma e usado como isolante térmico rígido.

Tanto o EPS quanto o PIR são os materiais mais utilizados nas telhas sanduíche. Isso é explicado pela baixa condutividade térmica e pela capacidade de reduzir consideravelmente a temperatura interna em relação ao ambiente externo.

Algumas indicações de telhas para cidades quentes como Barreiras são:

  • Telha ecológica, que tem baixo índice de condutividade térmica e pode ser combinada com manta térmica;
  • Telha térmica, que apresenta um índice de isolamento térmico de até 80% e capacidade de redução da temperatura interna de até 5ºC (valores teóricos);
  • Telha de concreto, que oferece um baixo índice de condutividade térmica, principalmente para telhas nas cores claras;
  • Telha de cerâmica, que pode tornar um ambiente mais fresco e está disponível em vários modelos;
  • Telha colonial, que, além do destaque para o desempenho térmico, está disponível em diferentes formatos e designs, principalmente no estilo rústico.

Conforme mencionado, o tipo de telhado escolhido para um imóvel pode interferir na temperatura ambiente. Isso acontece porque o telhado é a área que mais recebe o calor do sol, e as altas temperaturas podem passar para dentro do imóvel se o material do telhado não for considerado na obra. Portanto, vale a pena pesquisar soluções para a cobertura do seu imóvel, proporcionando maior conforto para seu lar.

Visited 1 times, 1 visit(s) today