Siga-nos

Construção Civil

Pesquisa aponta que construir ou reformar ainda é uma das prioridades dos brasileiros

Contratar um profissional qualificado é indispensável para evitar problemas estruturais…

Publicado

em

Em 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) da Construção Civil foi considerado o maior da última década, chegando a 9,7% de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para este ano, a projeção é menos otimista. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), estima-se que o setor da Construção Civil tenha um crescimento tímido, de apenas 2%.

Apesar disso, o estudo Sociedade 5.0 realizado pela Mosaiclab, que monitora as tendências e os comportamentos dos consumidores, mostrou que os brasileiros ainda têm em seu top 10, a demanda por imóveis, reformas e produtos e serviços para o lar.

O desejo dos brasileiros alerta para uma questão relevante na hora de iniciar uma obra: a importância de contratar um profissional qualificado para evitar problemas futuros. Muitos brasileiros temem que o custo fique mais elevado quando se contrata um profissional especializado, mas ao assumir a obra por conta própria, o custo pode ser ainda maior.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em 2015, em parceria com o Instituto Datafolha, apontou que entre as pessoas que realizaram obras em suas casas, menos de 15% utilizaram o serviço de um engenheiro ou arquiteto. Uma escolha que pode colocar em risco a qualidade e a estrutura da obra.

“Ter um engenheiro ou arquiteto de confiança, é essencial para um bom desempenho e acompanhamento da sua obra. Este profissional deve conhecer as características do terreno como solo, posição solar e limítrofes, obtendo assim, as melhores informações para elaboração do projeto. Com isso, a obra terá toda sua legalidade e o proprietário terá toda a garantia que seu sonho fora, de fato, concluído”, explicou o engenheiro civil e conselheiro federal no CONFEA, Daltro de Deus.

Além da contratação do profissional, é de extrema importância providenciar a sondagem do solo, que permite conhecer melhor as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe e a sua resistência. Quando esta sondagem não é realizada, aumentam as chances de problemas com a fundação da obra que, futuramente, podem ocasionar em casos menos severos, trincas, rachaduras, fissuras e deformações ou em níveis mais severos, danos estruturais que podem comprometer a sua estabilidade.

O diretor da Buriti Empreendimentos, Pablo Castelhano Teixeira, destaca a importância de todas as etapas construtivas serem acompanhadas e desenvolvidas por profissionais especializados, estando de acordo com as normas técnicas.

“Sempre alertamos sobre a importância da contratação de profissionais especializados para todas as etapas da obra, incluindo a análise das características do terreno, qualidade dos materiais e realização dos cálculos estruturais necessários para que a obra seja realizada de forma segura, devendo também, o comprador, obter o Alvará de Construção e aprovações necessárias para a execução da obra, conforme previsto nos Contratos de Compra e Venda firmados com os clientes”, afirmou o diretor.