Siga-nos

Construção Civil

O que esperar do setor de obras em Barreiras

A construção civil gera emprego e renda a centenas de profissionais em Barreiras…

Publicado

em

Emprego e Renda

Stand da Construtora Meridian sendo instalado no Parque das Águas em Barreiras, Oeste da Bahia | Foto: Barreiras em Desenvolvimento

Não há dúvidas de que a importância e o potencial da construção civil para induzir a retomada do crescimento econômico e da geração dos empregos tão necessários ao Brasil são essenciais, principalmente neste momento de instabilidade causada pela alta consecutiva que atinge todos os setores da economia.  

Apesar da instabilidade financeira enfrentada em todo o Brasil agora, o setor de obras no geral está otimista para os próximos meses.  De acordo com pesquisas recentes, o índice de confiança da FGV, em outubro de 2021, ficou em 96.1, nível mais alto desde fevereiro de 2014.

Em Barreiras, é a retomada do investimento que fará a economia crescer de forma sustentada, e a construção civil é a atividade com maior potencial para gerar emprego e renda nesse momento.

O potencial da construção civil torna-se exemplar quando consideramos o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no terceiro trimestre de 2019, com expansão de 0,6% em relação ao segundo trimestre e sinalizando um crescimento de 1,2% da economia brasileira em relação ao mesmo trimestre de 2018. Nesse contexto, a construção civil foi o segmento que registrou o maior crescimento, com 1,3% de expansão, acumulando 4,4%.

O estímulo ao investimento é indispensável nesse momento. O investimento cria um ciclo virtuoso, ancorado na criação de empregos de qualidade – formal, com renda e direitos garantidos para o trabalhador – e melhoria na prestação de serviços à sociedade.

A economia se movimenta com o acesso à renda e não pelo endividamento das famílias.  Mesmo diante dos momentos mais difíceis da pandemia de Covid-19, o setor da construção civil se manteve forte no Brasil.

De acordo com os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados em setembro de 2021, o setor cresceu 2,7% no segundo trimestre, mesmo com a economia nacional se mantendo estável. Para os próximos meses, a expectativa é que o segmento se mantenha em alta, apesar de haver chance de recessão econômica.

Um aspecto que pode influenciar o crescimento do setor são os investimentos represados. Durante o período de pandemia, muitas pessoas preferiram não entrar em grandes investimentos, que devem ser feitos a partir do próximo ano, conforme as restrições forem sendo diminuídas.

Após quase dois anos enfrentando a pandemia, as pessoas estão buscando novas oportunidades e possibilidades, como reformas, mudanças e construção, até mesmo pensando em mais projetos sustentáveis. Com o público consumidor mais firme em relação ao andamento dessas obras, é possível que a demanda pelo setor venha forte a partir de agora.

Mais um fator que contribui para a projeção de um ano positivo para a construção civil em Barreiras é o de 2022 ser um ano de eleições. Historicamente, às vésperas de eleições, os gastos públicos com obras e melhorias na infraestrutura aumentam, trazendo bons números para o setor.

Por isso, mesmo frente à alta dos juros e de um cenário de incertezas na economia, a demanda por materiais e mão de obra para construção deve seguir em alta.

Emprego e Renda
Trabalhadores executando obra da Prefeitura Municipal de Barreiras | Foto: Barreiras em Desenvolvimento

É neste contexto que a Meridian construtora chega em Barreiras. Com mais de 25 anos de realizações e atuação no mercado do Sul de Minas Gerais, sobretudo na cidade de Lavras, a Construtora traz em sua história a marca da alta qualidade de construção e da eficiência no tratamento com as pessoas.

A geração de emprego e renda na cidade é um dos principais objetivos da construtora que pretende investir no mercado imobiliário em toda a região, levando aos clientes e parceiros, o compromisso com a sociedade, o mundo e as futuras gerações. “investimentos em habitação, infraestrutura urbana, saneamento, urbanismo, mobilidade, entre outros, são essenciais neste momento, tanto do ponto de vista econômico, pela capacidade de gerar empregos rapidamente, quanto pela importância destes setores na vida das pessoas”, afirma Samuel Silva, sócio da Meridian Construtora

Fala Barreiras