Siga-nos

Comportamento

Solidão, que nada! Como lidar com o isolamento social?

O isolamento pode ter um grande impacto em nossa saúde mental

Publicado

em

Imagem destaque: Reprodução Focus Concursos

Estamos, desde março, em um período de quarentena e isolamento social que não parece ter um prazo para acabar. Dessa maneira, nos forçamos a nos afastar da maioria das pessoas. Ou de todas, no caso de quem mora sozinho.

Entretanto, esse isolamento pode ter um grande impacto em nossa saúde mental. A quarentena pode causar sofrimento e solidão mesmo para aqueles que dividem residência, mas é mais acentuada para quem mora sozinho.

Nesse contexto, mesmo que o contato via redes sociais e internet amenize um pouco essa solidão, é impossível não se sentir sozinho em tempos como esse, o que pode afetar consideravelmente a saúde mental e emocional das pessoas.

Os impactos da solidão segundo a Psicologia

Aos olhos da psicologia, a solidão se relaciona a diversas circunstâncias e afeta de maneira única cada pessoa. Assim, mesmo que você conviva com outros ou esteja em uma multidão, é possível sentir-se sozinho. Isso têm se agravado neste período de quarentena e de isolamento social.

Esse afastamento pode levar alguns a sentirem-se na mais completa solidão. Dessa forma, devemos refletir sobre o significado que damos para as relações. Para isso, é importante refletir quanto tempo e o quanto de si você se dispõe a doar ao outro. Isso é fundamental para se estabelecer um relacionamento saudável.

Nem sempre a solidão deve ser encarada como algo negativo. Isso pois ela pode se mostrar como uma oportunidade para a reflexão e a auto-organização. Numa sociedade em que nos vemos obrigados a estarmos sempre interagindo, esses minutos de solitude podem ser muito valiosos.

Assim, nesse período de quarentena, podemos nos permitir novas aproximações e novos vínculos, mesmo que virtuais. Isso desde que observadas a qualidade e profundidade delas.

As interações virtuais em meio à pandemia

As interações pela internet têm crescido exponencialmente durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Seja usando mais as re des sociais ou sites direcionados para fazer novas amizades ou encontrar novos relacionamentos amorosos.

Dessa forma, muitas plataformas especializadas para conhecer novas pessoas e estabelecer novos relacionamentos estão bombando cada vez mais e mostrando que não existe espaço para a solidão mesmo em isolamento social.

Para se ter uma ideia, até mesmo os serviços de acompanhantes, que são contratados por diversas pessoas que querem uma companhia para amenizar a solidão, estão se adaptando aos novos tempos. Muitas acompanhantes mudam a rotina para lidar com essa nova realidade de seus clientes, partindo para o atendimento virtual, que são realizados por meio de videochamadas.

O papel de destaque dos aplicativos de relacionamento

Outro mercado que se destacou em meio ao isolamento social imposto pela pandemia foram os dos aplicativos de relacionamento ou sites de encontro e bate-papo.

Os apps de relacionamento passaram a ser ainda mais procurados pelas pessoas, sendo que a maioria deles são gratuitos e muito fáceis de se usar. O Tinder e o Happn, principais nomes do setor no Brasil, registraram um aumento em todos os tipos de interação. Tanto em quantidade, quanto em tempo. E outras mudanças se seguiram.

Segundo pesquisas conduzidas por esses e outros aplicativos, com a impossibilidade de um contato físico, as buscas passaram a focar em relacionamentos mais duradouros, ou seja, muitos deixaram de usá-los para encontros de sexo casual, mostrando que as pessoas estão encontrando nas interações virtuais meios de vencer a solidão.

Dessa forma, muitos casais virtuais estão sendo formados nesses aplicativos, com muitas pessoas fazendo planos e aguardando para se encontrarem depois que a pandemia acabar.

Portanto, solidão, que nada! Quem está se sentindo sozinho em meio ao isolamento social, basta utilizar os recursos tecnológicos que estão a nossa disposição para criar novos laços, fazer novas amizades ou encontrar relacionamentos ao mesmo tempo em que se divertem e se distraem.

Além disso, em um ambiente de extrema ansiedade, conversar com alguém que esteja passando pelos mesmos problemas é uma ótima forma de lidar com toda essa situação.

Seja integrante de nossos grupos de WhatsApp!
Falabarreiras Notícias 01
Falabarreiras Notícias 02
Falabarreiras Notícias 20

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras