Connect with us

Crianças

Saiba como fazer uso do trava-língua na infância para melhorar a dicção da criança

Trava-língua: Entenda o que ele é e como é que funciona

Publicado

em

Ainda há muitas pessoas que acreditam que o trava-línguas é uma brincadeira, e no caso do trava-língua infantil ele realmente pode parecer uma brincadeira muito divertida para as crianças.

Cada brinquedo ou atividade tem uma função no desenvolvimento da criança, um exemplo é a lousa infantil ou a magnética que melhoram a coordenação motora, além de desenvolver a criatividade nos pequenos.

Entretanto, a verdade é que ele é um recurso excelente que auxilia na melhora da dicção dos pequenos, pois com o uso de palavras que têm sons muito parecidos, é possível aprender bastante.

E existem diversos trava-línguas, que vão dos mais simples aos mais complexos, todos auxiliando bastante as crianças a conseguirem falar com uma clareza muito maior e bem melhor.

O intuito desse artigo é mostrar alternativas aos brinquedos educativos e estar ensinando a você como o trava-língua pode ajudar a melhorar a dicção da criança.

Trava-língua: Entenda o que ele é e como é que funciona

Para desmistificar, é preciso deixar claro: o trava-língua trata-se, na verdade, de uma espécie de jogo.

O participante é então desafiado a estar recitando alguns versos ou então frases feitas com algumas sílabas que são mais difíceis de pronunciar ou que possuem sons muito similares.

Ele deve fazer isso com bastante rapidez e de forma que seja bem entendido, sem haver troca de letras ou que gagueje.

Um trava-língua muito famoso é: “o rato roeu a roupa do rei de Roma”. Quem nunca falou ou tentou falar isso na vida?

Falar uma única vez parece uma tarefa muito fácil, entretanto, o desafio realmente começa quando se precisa repetir o trava-língua por três vezes ou mais, seguidamente, e sem ler ele, lógico.

Logos nas primeiras tentativas ocorre de o participante dar uma grande “travada” na língua, mas com o tempo e a prática, isso irá ficar bem menos difícil.

As frases do trava-língua servem como um tipo de exercício que ajuda a treinar os músculos que estão diretamente envolvidos na fala, tornando então mais fácil de pronunciar as palavras.

Esse é um recurso, aliás, bastante usado por atores e por cantores antes de entrarem no palco para um espetáculo.

Quais são as vantagens do uso do trava-língua para crianças?

Existem diversas vantagens que podem ser mencionadas quando o assunto é o uso do trava-línguas infantil para as crianças.

A seguir, iremos mostrar a você quais são os principais!

Ajuda a aumentar o vocabulário

Esse tipo de exercício irá ajudar a estar exercitando a musculatura, mas é mais importante ainda, sem dúvidas, por ajudar a tornar maior o vocabulário dessas crianças.

Isso porque eles são elaborados com o uso de palavras que não são tão comuns no cotidiano das crianças, então é possível aprender novos termos com essas ferramentas.

Ajuda a aumentar articulação das palavras

Uma outra enorme vantagem do trava-língua infantil é que ele permite uma maior articulação das palavras, evitando assim estar enrolando a fala.

É preciso estimular essas crianças para que elas estejam sempre usando o trava-língua e assim possam articular cada vez melhor e de maneira mais clara as palavras.

Ensina de forma lúdica

A melhor maneira, e também a mais fácil, de conseguir ensinar crianças é através da ludicidade, e isso é importante por estar despertando o interesse contínuo delas e também o aprendizado.

O trava-línguas, portanto, é uma ferramenta muito engraçada e divertida, por isso mesmo vale tanto a pena estar incluindo ele no dia a dia das crianças.

Como se deve estimular as crianças com o uso do trava-língua

O trava-língua é uma ótima forma de estar desenvolvendo a linguagem das crianças, mas é necessário tomar alguns cuidados para garantir que tudo dará certo.

Esse deve ser um momento de diversão, mas também de aprendizado, então é importante saber como estimular o uso desse exercício pelos pequenos.

As crianças com dois anos já podem estar recitando os trava-línguas infantis que sejam mais simples.

É importante que você considere qual é a idade do seu filho no momento de selecionar então o trava-língua, evitando assim aqueles muito complexos, para não desmotivá-lo,

Com o tempo e com o aprendizado, é possível ir aumentando o grau de dificuldade do exercício, assim como ir mesclando a velocidade dele.

Lembre-se sempre de evitar estar expondo o seu filho ao constrangimento durante essa prática, pois o intuito deve sempre ser algo divertido e que ajude no aprendizado dele.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *