Siga-nos

Brasil

CONCURSOS PÚBLICOS:
Governo anuncia Prova Unificada e oferece 8 mil vagas em todo o Brasil

Inspirado no modelo do ENEM, o inovador Concurso Nacional Unificado prevê vagas em setores estratégicos e democratiza o acesso ao serviço público. Saiba todos os detalhes!

Publicado

em

Concurso Nacional Unificado

Ministra Esther Dweck apresenta a revolucionária proposta de unificação das provas para concursos públicos federais | Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) agitou o cenário dos concursos públicos na sexta-feira (25) ao anunciar um novo formato de seleção. Inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Concurso Nacional Unificado vai disponibilizar um total de 8 mil vagas no serviço público federal.

O edital do concurso deverá ser publicado até dezembro deste ano, com a aplicação das provas agendada para 25 de fevereiro de 2024. O objetivo? Democratizar o acesso a oportunidades em setores críticos da administração pública.

Blocos Temáticos de Vagas

A distribuição das vagas foi cuidadosamente organizada em blocos temáticos:

  • – Administração e Finanças Públicas (580 vagas)
  • – Setores Econômicos, Infraestrutura e Regulação (1.015 vagas)
  • – Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (1.194 vagas)
  • – Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário (1.040 vagas)
  • – Políticas Sociais, Justiça e Saúde (1.470 vagas)
  • – Trabalho e Previdência (940 vagas)
  • – Dados, Tecnologia e Informação Pública (895 vagas)
  • – Nível intermediário (692 vagas)

Como Será a Prova?

De acordo com o MGI, o exame ocorrerá em dois momentos no mesmo dia: uma seção de provas objetivas comum a todos os candidatos, seguida de provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados da primeira fase serão divulgados até o final de abril de 2024, com cursos de formação programados para começar entre junho e julho.

Um Projeto Ousado e Democrático

“É um processo de democratização do acesso para se tornar servidor público, mas também no sentido de que há uma retomada do processo de contratação para o setor, reforçando o fortalecimento do Estado brasileiro”, explicou a Ministra Esther Dweck.

José Celso Cardoso Jr, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, acrescenta que estudos mostram que esse modelo unificado é mais eficaz em selecionar candidatos íntegros e comprometidos com o bem público.

Quem Está Por Trás do Concurso?

O concurso será organizado por uma Coordenação Geral, composta por representantes do MGI, INEP, IPEA, ENAP e AGU, além de comissões setoriais de cada órgão envolvido.

Fique ligado! Até meados de setembro, o Ministério da Gestão e da Inovação publicará o ato oficial que irá definir a estrutura de governança deste inovador concurso federal.

Da redação do Portal Falabarreiras.com com informações JC