Siga-nos

Agro

Projeto Algodão que Aquece beneficia estudantes em Barreiras

Algodão que Aquece visita escolas em Barreiras com atividades culturais, beneficiando mais de 8 mil estudantes

Publicado

em

Projeto Algodão que Aquece

Estudantes de Barreiras recebem agasalhos e participam de atividades culturais pelo projeto Algodão que Aquece | Foto: Divulgação

Projeto Algodão que Aquece beneficia mais de 8 mil estudantes em Barreiras

O projeto Algodão que Aquece, uma iniciativa educativa, cultural e social, iniciou sua sétima edição com visitas a 16 escolas municipais em Barreiras, beneficiando mais de 8 mil estudantes da rede de ensino rural e urbana. Idealizado pelo Núcleo das Mulheres do Agro do Oeste da Bahia, o projeto oferece agasalhos 100% algodão aos alunos, além de promover uma jornada de aprendizado sobre educação, agricultura e cultura.

Visitas às Escolas

As visitas, realizadas por integrantes do Núcleo e parceiros, são marcadas por alegria e envolvimento. Além dos agasalhos, os estudantes assistem a apresentações teatrais dos mascotes do projeto, Cadu e Nina, que encantam a comunidade escolar.

Projeto Algodão que Aquece

As entregas, que seguem até 12 de agosto, incluem a visita a mais dez unidades de ensino. “Estamos ajustando o cronograma de escolas beneficiadas junto à secretaria de educação do município. As escolas desenvolvem todo o nosso projeto pedagógico e temos observado um grande engajamento e envolvimento por parte de cada uma”, explica Suzana Viccini, presidente do Núcleo.

Impacto na Educação

Aline Deon, integrante da organização, destaca o impacto do projeto: “Ele aquece as crianças com o casaco e aquece o coração da gente em ver os olhinhos brilhando, em ver o sorriso no rosto delas”. Adilma Vilela, coordenadora pedagógica, acrescenta que o Algodão que Aquece complementa o trabalho já feito nas salas de aula, integrando-se à proposta pedagógica e curricular das escolas.

Projeto Algodão que Aquece

Dentro das unidades de ensino, atividades extracurriculares, aulas de campo, palestras e exibições de vídeos são planejadas, com a programação estendendo-se até outubro. Haverá premiação para professores e escolas que se destacarem.

O Projeto e Seus Parceiros

Desde 2018, o projeto Algodão que Aquece já beneficiou mais de 25 mil crianças e jovens em escolas do Oeste baiano. Com mais de 12 mil km percorridos e 220 escolas atendidas, a iniciativa conta com o apoio de diversas instituições e empresas do setor produtivo, como Fibermax, Grupo Fertipar, Grupo Adir Parizzi, Fundesis, Sicredi, entre outros.

Projeto Algodão que Aquece

Os alunos recebem informações lúdicas sobre a cadeia produtiva do agro, por meio de peças teatrais, animações e materiais impressos. Essa abordagem educativa visa valorizar o conhecimento e incentivar o desenvolvimento cultural e social dos jovens beneficiados.

Contribuição para a Comunidade

O Algodão que Aquece representa um elo importante entre o agronegócio e a educação na Bahia, promovendo a inclusão social e cultural das crianças de Barreiras. Com o apoio de seus parceiros, o projeto continua a fazer a diferença na vida de milhares de estudantes, aquecendo não só o corpo, mas também o coração de toda a comunidade envolvida.

Projeto Algodão que Aquece

Falabarreiras, notícia é pra sempre!