Siga-nos

Agro

Drone agrícola: entenda como ajudam na produtividade no campo

Publicado

em

drone agrícola

A introdução de tecnologias como o drone agrícola em campos de agricultura está ajudando a mudar totalmente os paradigmas desse tipo de trabalho.

Ou seja, o uso de novas tecnologias vem revolucionando cada dia mais a forma com que os agricultores realizam os seus trabalhos.

Os drones agrícolas ajudam, por exemplo, a otimizar a produtividade dos campos e a levar um maior número de lucros aos negócios quando ele pesca informações em tempo real. Além disso, ajuda, também, a proteger o ambiente.

Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, este artigo explicará mais detalhadamente o que é um drone agrícola.

Além disso, falará sobre a sua importância, apresentará algumas das suas maiores vantagens e, por fim, listará quais são as funções desse tipo de drone.

O que é um drone agrícola?

Os drones agrícolas, geralmente chamados de ARP (Aeronaves Remotamente Pilotadas), são, em suma, usados para ajudar em uma série de atividades agropecuárias.

Eles entram na categoria de veículos aéreo que não são tripulados, ou seja, não contam com um piloto a bordo e são 100% controlados de maneira remota através de uma interface como:

  • Computadores;
  • Controles remoto;
  • Simuladores;
  • Qualquer dispositivo eletrônico.

Mesmo que o drone seja o nome mais popular usado, ele é uma expressão genérica do termo que abrange uma série de equipamentos e principalmente os de uso recreativo.

Por isso, o termo ARP é usado para que os drones agrícolas sejam diferenciados dos demais em uma questão técnica e é usado como o termo correto.

Qual a sua importância para o setor?

Um drone agrícola é tão importante para os campos quanto uma pavimentação de asfaltos para a cidade, pois ajuda no monitoramento da lavoura e também na identificação de áreas que possam ter irregularidades.

Com as câmeras e os sensores, o aparelho ajuda o trabalhador rural a obter dados e demais informações sobre como as plantações do campo estão.

Com isso, se alguma parte não está como esperado, os profissionais podem focar em recuperar aquela parte em específico sem precisar mexer na plantação toda.

Se, por exemplo, o drone ajudar a achar um espaço do hectare que está sofrendo com o estrago de algumas pragas que ali se instalaram, eles podem aplicar os defensivos agrícolas apenas na região afetada.

O bom é que o drone se mostra tão versátil quanto uma van que faz banho e tosa goiânia, pois atende tanto em locais grandes quanto em pequenos.

As pequenas e médias plantações podem se beneficiar muito com ele, mas, nas grandes lavouras, ele tem se tornado essencial, já que ele se mostra ágil e rápido para cobrir grandes terrenos, o que uma pessoa não é, geralmente, capaz de fazer.

Mostrando-se importante à economia de energia, insumos e tempos, o drone cuida melhor do plantio por meio de ações mais focadas e eficazes.

Vantagens de um drone agrícola

Para quem se pergunta se vale a pena ou não usar esse tipo de ferramenta agrícola em seu plantio, a resposta é: sim, com certeza.

É possível usá-lo para vários fins. A seguir, algumas das vantagens que podem ajudar a convencer qualquer pessoa de que ele é uma escolha tão boa quanto comprar moveis planejados para banheiro de apartamento.

Garante o monitoramento dos campos

Uma das maiores vantagens de um drone agrícola é o fato dele ajudar o produtor a fazer um monitoramento mais completo das áreas de plantio.

As câmeras embutidas nele permitem que os agricultores acompanhem todos os dias o andamento da plantação, o que é mais fácil do que se fosse feita por olhos humanos.

Com a ajuda de certos programas de computador, ele pode ajudar, também, o armazenamento, o tratamento e, como já mencionado, a análise de dados para saber o que está acontecendo com a plantação.

A sua visão panorâmica ajuda a demarcar o plantio e a seguir bem o seu crescimento evitando que ele vá além dos limites permitidos.

Como um reteste auto escola garante o processo de monitoramento das habilidades veiculares de um motorista, o drone pode ser uma ferramenta interessante ao zelo pelo bom estado dos campos.

Diminui o tempo de algumas operações

Os drones desempenham várias atividades que serão apresentadas nos próximos tópicos, e muitas delas podem ser desempenhadas até mesmo por satélites.

O que o difere das demais táticas, com certeza, é a agilidade com que as informações são recebidas, pois elas podem vir em tempo real, assim como o aviso de serviços de uma oficina mecânica especializada em suspensão, por exemplo. 

Mas no caso de plantações ele pode disponibilizar o número de plantas, o tamanho da área de plantio e também avisar o estado de saúde das plantas.

Ajuda a análise do sistema de irrigação

Em se tratando, ainda, sobre monitoramento, os agricultores têm grande dificuldade em lidar com o acompanhamento da irrigação das plantações.

Isso porque muitas plantas acabam crescendo e cobrindo o solo dificultando a inspeção para achar alguma irregularidade, por exemplo. 

Os drones fornecem imagens em qualidade altíssima que permitem que os agricultores vejam a lavoura inteira e façam uma manutenção bem mais precisa.

Assim, eles conseguem focar mais nos pontos que pedem mais atenção e evitar que perdas desnecessárias aconteçam por descuido.

Permite fazer a demarcação de plantação

Esse dispositivo fornece aos produtores uma visão panorâmica dos campos, que, por seu turno, possibilita uma demarcação do plantio mais efetiva, feita de maneira mais rápida e firme, assim como a efetividade de uma empresa de enfermagem domiciliar

.

A delimitação de espaço ajuda a análise do terreno de modo que se achem os locais que mais serão vantajosos para plantar certas sementes.

Além disso, ajuda o acompanhamento das plantas para que elas não cresçam mais do que podem, invadindo mais do que o espaço que foi separado para elas.

Faz a aplicação e pulverização de defensivos

Além das vantagens citadas acima, o drone agrícola auxilia a identificação de pragas nas plantas e a aplicação e pulverização de defensivos contra essas pragas.

E tudo pode ser feito de maneira remota, de uma longa ou de uma pequena distância, ajudando que seja feita uma gestão tão boa no campo quanto a de uma empresa que faz tag para jeans, por exemplo.

Quais são as funções do drone?

O agricultor que escolhe usar um equipamento como o drone agrícola deve conhecer cada uma das suas funções, ou seja, para que ele serve.

Ao conhecer as possibilidades do equipamento, ele pode se beneficiar muito dele. A seguir, é possível conhecer algumas das suas funções:

Tirar fotos em alta qualidade

Drones agrícolas podem registrar imagens de mais alta qualidade servindo para uma série de análises que podem ser feitas sobre a área capturada.

Com isso, o produtor não poderá só usar somente as imagens dos satélites para avaliar o local, mas também fazer um acompanhamento mais preciso.

E o acompanhamento pode ser feito de maneira remota, mesmo que o produtor esteja em uma sala planejada pequena apartamento, por exemplo. 

Encontrar pragas

Os drones podem, também, com a ajuda de dados de sensoriamento, encontrar, com muita antecedência, possibilidades de certas pragas estragarem o plantio.

Até porque quando pragas ou doenças estão presentes e, em pequenas quantidades, é muito mais fácil exterminá-las sem estragar o plantio.

Ao cuidar da infestação de uma maneira eficiente e mais eficaz, o problema não se espalha e a situação é controlada mais facilmente.

Detectar falhas no plantio

Os drones também servem para encontrar as falhas presentes no plantio fazendo com que o responsável trabalhe em melhores estratégias.

Essas estratégias novas podem conter o número necessário de novas mudas para que um replantio seja feito e cuidado da maneira correta.

O agricultor com isso garante que a produtividade dos campos não caia e que eventuais quedas atrapalhem todo o processo da fazenda.

Tornar a fazenda mais segura

Por último, mas não menos importante, os drones na agricultura servem para tornar todo o território da fazenda muito mais seguro.

Eles ajudam no monitoramento e na identificação de movimentos suspeitos que podem ser ameaças para o plantio, por exemplo. 

Na agricultura, isso pode ajudar muito, pois ele vigia todas as áreas da fazendo de uma maneira muito rápida e mais eficaz do que um ser humano.

Ao detectar tentativas de invasão ou de roubo, medidas podem ser tomadas como chamar as autoridades antes que o pior aconteça.

Considerações finais

Com a era tecnológica mais viva do que nunca, os drones têm se tornado uma tecnologia essencial em campos agrícolas devido à elevação da produção que conseguem fazer em dimensões jamais imaginadas.

Essa maneira mais econômica de coletar dados e cuidar do plantio, em um período mais curto, traz uma série de vantagens a qualquer agricultor.

Eles ajudam, também, a garantir uma maior sustentabilidade nos campos agrícolas. Isso melhora o rendimento e aumenta a lucratividade do negócio em geral.

Mesmo que ainda exista muito para se descobrir sobre o uso da tecnologia na agricultura, o seu potencial já está sendo bem explorado e muito bem aproveitado.

Os desafios da produção agrícola têm sido superados cada dia mais com os adventos tecnológicos de equipamentos como o drone, que permite aos agricultores e produtores o cuidado e a proteção de recursos naturais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fala Barreiras