Siga-nos

Agro

Cultivo orgânico de hortaliças é apresentado para agricultores de São Sebastião do Passé

Publicado

em

-01Composição e análise de fertilidade do solo, adubação verde, práticas sobre a produção de biofertilizantes e composto orgânico para a produção de hortaliças são demonstrados aos agricultores familiares, na granja comunitária do Projeto Galinhas de Passé, em São Sebastião do Passé. A ação, desenvolvida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), iniciou ontem (11) e segue até hoje (13).

Aproximadamente de 14 famílias que integram o projeto participam da capacitação. As aulas acontecem na área externa da granja, que já está preparada para receber as primeiras mudas de hortelã grosso, alface, tomate, rúcula e outras folhosas. “A intenção é oferecer aos agricultores mais um meio de geração de renda e garantir a segurança alimentar”, explica o engenheiro agrônomo da EBDA, Marcelo Paranhos.

O evento, ministrado por técnicos do Senar, aborda o processo orgânico para a produção de hortaliças. Nas aulas teóricas, os participantes conhecem sobre o conceito da agricultura orgânica, implantação dos cultivos, manejo do solo, certificação e comercialização de produtos orgânicos. Já na prática, os agricultores aprendem a produzir compostos orgânicos, além de implantar uma horta orgânica seguindo o passo a passo para o plantio dos cultivos.

O Projeto
Implantado desde 2011, a granja comunitária do projeto Galinhas de Passé é uma iniciativa da associação de moradores da localidade de Jacaré. No local, mais de mil galinhas caipiras são retiradas e vendidas a cada 75 dias.

Fonte: EBDA/Assimp

Osmar Ribeiro

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras