Agro
Agricultores de Nova Redenção recebem mudas de mandioca


Por: Josalto Alves e Viviane Cruz
Fotos: Daniela Silva
No segundo dia de maratona de trabalho na Chapada Diamantina, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, reuniu-se em Nova Redenção, neste domingo (8), com agricultores familiares, e procedeu a entrega simbólica de renivas (mudas de mandioca), produzidas na Unidade Demonstrativa (UD) da Empresa de Desenvolvimento Agrícola da Bahia (EBDA), no município. Salles agradeceu o apoio da prefeita de Nova Redenção, Ana Guadalupe, do secretário de governo, Luciano Azevedo e do presidente da Câmara de Vereadores, Arnold Pires, que doaram dois hectares para implantação da UD. De acordo com Sulamita Sena Matos Carneiro, chefe do escritório da EBDA em Andaraí e Marcos Paulo, coordenador do Posto Avançado da empresa em Nova Redenção, 300 famílias de agricultores familiares serão atendidos com a distribuição de renivas.
O secretário explicou que as mudas distribuídas são frutos do Projeto Reniva, elaborado pela Câmara Setorial da Mandiocultura, em parceria com a Embrapa, uma das ferramentas articuladas pelo governo do Estado, através da Seagri, para a convivência com a seca e a sustentabilidade da agricultura familiar.
Explicando o projeto, Salles disse que a EBDA seleciona mudas de qualidade de mandioca e envia para a Embrapa de Cruz das Almas, que elimina vírus ou bactérias. Depois, essas mudas são encaminhadas para o Instituto Biofábrica de Cacau, em Ilhéus, onde são multiplicadas e distribuídas.
Representando os agricultores familiares, Cícero Pereira (Badinho), presidente da Associação do Calhau, e Nelson Bruno, (Chiquito), presidente da Associação de Campo Formoso, receberam as mudas das mãos do secretário e da prefeita Ana Guadalupe. “Essa doação é muito importante para nós e mostra que o governo está preocupado em dar sustentabilidade à agricultura familiar”, disse Chiquito.
Nessa segunda-feira (9) e terça (10), Salles permanece na região realizando reuniões de trabalho com piscicultores de Iaçu (distrito de João Amaro), e produtores de Boa Vista do Tupim, Lençóis e Seabra.
Clique nas miniaturas para ampliar as fotos:
Fonte: Ascom Seagri