Siga-nos

Vida e Saúde

Vida ativa ajuda a perder peso: cantar, dançar e subir escada são dicas

Publicado

em

Por: Jacyara Pianes

Atividades simples fazem perder calorias

Além de liberar muita endorfina, dançando, você consome, em média, 150 calorias em 30 minutos de prática. Experimente dançar durante os afazeres domésticos. (Imagem ilustrativa).

Além de liberar muita endorfina, dançando, você consome, em média, 150 calorias em 30 minutos de prática. Experimente dançar durante os afazeres domésticos. (Imagem ilustrativa).

Quem nunca reclamou que está com dificuldades para emagrecer, mas pegou o primeiro elevador que viu no caminho que atire a primeira pedra! Em meio às facilidades que a modernidade proporciona, o cotidiano fica cada vez mais preguiçoso: com carros, elevadores, escadas e até esteiras rolantes. Por isso, uma boa dica para sair do absoluto sedentarismo é intensificar as atividades do dia para perder alguns quilinhos deixando a rotina mais ativa.

Renata Castro, cardiologista especialista em medicina do esporte do Vita Check-Up Center, recomenda deixar a facilidade de lado e investir em gastar energia sem perceber. “Estilo de vida saudável inclui não só frequentar academias ou caminhar diariamente, mas também incorporar ao cotidiano atividades que permitam maior gasto energético”, diz.

Nesta lista, são muitas as atividades que podem ser incorporadas, como fazer compras e empurrar o carrinho e, até mesmo, fazer sexo. “Todas estas atividades vão gerando gastos energéticos que serão computados ao final do dia no balanço entre ingestão e gasto calórico”, explica.

O educador físico Carlos Alberto Lima dos Santos, da Bio Ritmo, dá mais detalhes sobre algumas destas atividades. “Subir e descer degraus de escada po de contribuir para a queima calórica e, por exigir muito da musculatura das pernas e do quadril, produz efeito de ‘torneamento’”, diz. Para que os resultados aconteçam, ele sugere fazer o exercício por aproximadamente 20 minutos, entre três e quatro dias por semana. A perda calórica varia de acordo com o indivíduo, mas pode chegar a mais de 150 calorias por vez que for praticado o exercício, segundo o educador.

Leia: Marcio Atalla brinca com participantes do Medida Certa e diz que elevador e escada rolante engordaram a população

Dançar é outra ótima indicação. “Enquanto você está fazendo seus afazeres domésticos, basta colocar algumas de suas músicas favoritas e dançar. Além de liberar muita endorfina, você gasta, em média, 150 calorias em 30 minutos de prática”, ensina Carlos Alberto.

Outra atividade simples de inserir são as caminhadas corriqueiras. “Vá para um passeio com um amigo, ou ainda estacione ou desça do coletivo em um local que gere uma distância equivalente a trinta minutos de caminhada”, diz o especialista. Simples assim, você perde, em média, 300 calorias.

E até cantar pode ajudar a deixar sua vida em mais ativa. “Cantar, além de espantar os males, gera um gasto calórico médio de 150 calorias em uma hora”, afirma Carlos Alberto.

Estas atividades não têm contraindicações, mas vale lembrar que, se você sentir falta de ar, dor no peito ou qualquer outro sinal de alerta, deve procurar um médico.

Sem percalços, mudar os hábitos cotidianos pode fazer muita diferença – positiva – na sua saúde e no seu bem-estar. “O mais importante é, sem dúvida, mexer-se”, conclui o educador.

Fonte: G1

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *