Siga-nos

Destaques

PIS/PASEP: Caixa e BB liberam pagamento para beneficiários do abono salarial

O novo calendário de pagamento vai até 2021. Confira se você tem direito ao benefício!

Publicado

em

O abono salarial do PIS/PASEP já começou a ser pago pelo Governo Federal. O pagamento faz referência ao período que trabalhadores de carteira assinada e funcionários públicos trabalharam em 2019, seguindo um novo calendário de pagamento que se estende até junho de 2021.

O abono salarial é um benefício que funciona como um 14º salário, já que garante até um pagamento extra para trabalhadores que possuem uma renda mensal de até dois salários mínimos e cujos empregadores contribuem para o PIS ou PASEP. Vale lembrar que o PIS é um Programa de Integração Social, enquanto o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Quem tem direito a esse pagamento do abono salarial?

Para ter direito ao saque desse abono, é necessário que o trabalhador preencha alguns requisitos. Primeiro, o beneficiário deve ter trabalhado pelo menos 30 dias em 2018 e/ou 2019, com um pagamento de até dois salários mínimos mensais.

Também é necessário que esses trabalhadores sejam inscritos no PIS/PASEP e que a empresa contratante tenha informado esses dados corretamente ao governo.

Qual o valor do abono salarial?

O valor do benefício depende do tempo de trabalho exercido pelo beneficiário no ano anterior. Caso tenha trabalhado apenas por um mês nesse período, receberá R$ 87,08. Porém, se trabalhou por um ano, terá direto ao valor máximo do abono – um salário mínimo, ou seja, R$ 1.045,00.

De acordo com o calendário disponível no site da Caixa , o saque do abono foi organizado de acordo com o mês de nascimento para os beneficiários do PIS, e de acordo com o número de inscrição para o calendário do PASEP. Esse pagamento começou a ser feito em julho de 2020 e estende até março de 2021.

Como faço o saque do abono salarial?

Aqueles que são beneficiários do PIS, ou seja, funcionários de empresa privada, podem sacar o benefício utilizando o Cartão Cidadão ou através de uma agência da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, será necessário apresentar o documento de identidade.

Já os servidores públicos podem realizar o saque numa agência Banco do Brasil , que também exige um documento de identificação. Porém, se o funcionário for correntista do BB, receberá o auxílio automaticamente em sua conta.

Como saber se tenho direito a esse benefício?

Caso tenha dúvida se tem direito ao abono salarial, pode consultar a situação nos seguintes contatos:

PIS
Aplicativo Caixa Trabalhador
• Site da Caixa Econômica Federal
• Telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207

Pasep
• Site do Banco do Brasil
• Telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Visited 1 times, 1 visit(s) today