Siga-nos

Vida e Saúde

Três profissionais de enfermagem de Barreiras recebem o Prêmio Anna Nery Bahia 2022

Publicado

em

O enfermeiro Alex Christiano Cardoso de Oliveira, do Samu, e a técnica em enfermagem Edina Santos Sá Teles Miclos, da UPA 24 Horas, ambos da rede municipal de saúde de Barreiras, e a enfermeira Amanda Santana do Hospital do Oeste foram homenageados com o Prêmio Anna Nery Bahia 2022. A premiação foi realizada no último dia 23, na cidade de Cachoeira (BA), cidade natal da enfermeira Anna Nery e é uma iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) destinada aos profissionais que, com trajetórias de dedicação e inovação, trabalham pelo desenvolvimento da profissão.

A solenidade contou com a presença de conselheiros federais e regionais, de presidentes de conselhos, profissionais, estudantes e políticos. A subsecretária de saúde e conselheira efetiva do Coren-BA, Jamile Rodrigues prestigiou o evento e destacou a importância da premiação para os profissionais de Barreiras. “Este reconhecimento foi muito importante, considerando que o Prêmio Anna Nery é uma reverência ao profissionalismo, ao cuidar e ao resistir. Ele transcende a Enfermagem, pois alcança inúmeras vidas que de alguma maneira foram transformadas por cada um dos homenageados desta noite. Continuamos firmes na nobre missão de fazermos da Enfermagem o que ela é em essência, uma profissão que se supera todos os dias”, destacou.                                                                           

Inédita na Bahia, a premiação teve como objetivo reconhecer e valorizar o protagonismo da Enfermagem, estimular o exercício exemplar em todos os âmbitos, além de trazer empoderamento e mais força para a categoria. Um reconhecimento aos profissionais que lutam para garantir a qualidade da assistência à saúde da população brasileira, mesmo nos contextos mais adversos. “O Prêmio Anna Nery é um retrato real do nosso valor, da nossa potência. Temos homenageados de todas as áreas onde a Enfermagem está presente, e é isso que nos dá a verdadeira dimensão da relevância do nosso Saber”,

diz a homenageada, Edina Santana.

Sobre Anna Nery  – Foi pioneira da Enfermagem enquanto profissão no Brasil, atuou diretamente na prestação de cuidados aos feridos de todos os países envolvidos na Guerra do Paraguai em um momento da história do País no qual não existiam profissionais de Enfermagem. Com recursos próprios, montou uma enfermaria-modelo na capital paraguaia, Assunção, na época, sitiada pelo exército brasileiro. A data de seu falecimento, 20 de maio, marca o Dia Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Além do memorial, a residência de Anna Nery passou a abrigar uma subseção do Coren-BA.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras