Siga-nos

Vida e Saúde

Secretaria de Saúde realiza mais de 450 atendimentos nos dois primeiros dias do Mutirão de Triagem para Catarata e Pterígio, em Barreiras

Publicado

em

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza até a próxima quarta-feira (30), o Mutirão de Triagem para cirurgias de Catarata e Pterígio. Desde o início da ação na última segunda-feira (28), mais de 450 pessoas já passaram por atendimento.

Na segunda-feira, 211 pacientes foram triados, 132 diagnosticados com catarata e 44 com pterígio. Já nesta terça-feira (29), 244 pacientes foram triados, 125 foram diagnosticados com catarata e 77 com pterígio; vale ressaltar, que todos os pacientes com diagnóstico positivo para Catarata ou Pterígio, saem do mutirão de triagem com a data marcada para o procedimento cirúrgico, que acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Hospital Municipal Eurico Dutra.

Seu José Tadeu, aguardava ansiosamente pelo momento de ser triado. “Hoje é um dia de muita alegria para mim. Há dois anos eu esperava por esse atendimento, devido a questões de saúde, não pude participar dos outros mutirões, mas hoje, saio daqui contente com minha cirurgia marcada”, disse. 

Para participar do mutirão, os pacientes que estejam com pedido ou indicação médica para a realização dos procedimentos, devem se dirigir à sede do Programa Idade Viva (em frente ao Hospital Municipal Eurico Dutra) no horário das 7h às 17h. É necessário apresentar cópia e original da carteira de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência.

“A ação integra o projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Prefeitura de Barreiras e prevê reduzir a demanda reprimida decorrente do período da pandemia. Essa é mais uma ação da Prefeitura executada através da Secretaria de Saúde, com o objetivo de trazer mais qualidade de vida e atendimento humanizado. Nesses dois dias de atendimentos, já foram realizadas mais 450 triagens, e esperamos atender o máximo possível de pessoas”, destacou o secretário de Saúde, Melchisedec Neves.

Sobre as doenças – Tanto a Catarata quanto o Pterígio são doenças oftalmológicas. O Pterígio é uma doença externa e mais comum em climas tropicais que é aparente a olho nu por formar uma espécie de “carninha” no canto de um ou dos dois olhos. Já a catarata atinge o cristalino, a lente que fica na parte interna do olho, que de transparente passa a opaca e promove a perda gradual da visão.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras