Siga-nos

Vida e Saúde

SAÚDE MENTAL:
Somos Rede promove segundo Workshop para professores

80 vagas que foram disponibilizadas e quase todas já foram preenchidas…

Publicado

em

Assim como a saúde e a economia, a Educação foi um dos setores que sofreu fortemente com os impactos da Covid-19. Os professores, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, mantiveram-se firmes em seu propósito de educar crianças e jovens de norte a sul, mas não foi tarefa fácil. Além de todas as dificuldades do ensino remoto, condições nem sempre adequadas de acesso e contato com os alunos, os professores tiveram que lidar com um tema já conhecido, mas que veio à tona com ainda mais urgência: a saúde mental.

Pensar formas dinâmicas de construir conhecimento com os alunos, elaborar novas propostas de atividades, inovar nos métodos e plataformas utilizados, refletir sobre como considerar diferentes formas com as quais os estudantes aprendem e melhorar o planejamento de aula já seriam multitarefas suficientes para qualquer professor. Junto a isso, eles precisam lidar com o mosaico de personalidades dos alunos e resolver eventuais conflitos.

Por isso, além das iniciativas que trabalham competências socioemocionais entre estudantes, incentivando que reflitam, discutam e externalizem suas emoções, também é necessário implementar ações semelhantes que cuidem da saúde mental dos professores. Alguns estudos apontam que a síndrome de “burnout”, termo inglês relacionado ao esgotamento mental e físico pelo trabalho, já acomete inúmeros profissionais da educação há anos. Os desafios impostos à profissão pela pandemia de Covid-19 aumentaram significativamente esses casos.

É o que mostra a pesquisa Saúde Mental dos Educadores 2022, realizada pela NOVA ESCOLA em parceria com o Instituto Ame Sua Mente, que procurou analisar os efeitos da pandemia na saúde mental dos docentes. Com participação de mais de 5 mil profissionais entre professores e gestores de todos os estados do país e do Distrito Federal, sendo 84,6% deles oriundos da rede pública, o levantamento revela que o número de educadores que consideram sua saúde mental “ruim”

ou “muito ruim” aumentou em relação ao ano anterior: de 13,7% para 21,5%.

Com foco na promoção da saúde mental, o Somos Rede realizará em Barreiras o segundo Workshop para professores com o tema “Equilibrando para equilibrar”. O evento acontecerá no dia 22 de abril, das 7:30h às 12h, no Club do Sindcob. Do total de 80 vagas que foram disponibilizadas, restam apenas 06. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo watssap (77) 99151 5107. O participante deverá contribuir apenas com uma taxa de 6,00 para pagamento do ônibus que será disponibilizado para levar os professores até o local.

Além da palestra, o evento contará com a participação de uma nutricionista, psicólogos, neuropsicopedagoga, @CarolTavares (método supera), Luciana Cunha e muito mais. Vale lembrar que o “Somos Rede” é um Projeto criado pelo “Somos Todos Filhos de Deus” que atende pessoas com depressão ansiedade em Barreiras.