Siga-nos

Vida e Saúde

Saúde mental:
O que é e qual sua importância?

Confira as orientações da Psicóloga Glauria Maria, especialista em Neuropsicologia e Equoterapia em Barreiras

Publicado

em

Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. É nesse mês que ocorre, também a campanha intitulada de Janeiro Branco que surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental, da sua mente, da sua psique.

A campanha Janeiro Branco, em 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”. O mês promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.

De acordo com a Psicóloga Glauria Maria, especialista em Neuropsicologia e Equoterapia em Barreiras, oeste da Bahia, saúde mental está relacionada com nossos sentimentos, interações sociais, satisfação com a vida.  “É um estado de bem-estar”. É a forma como indivíduo enfrenta as exigências da vida.

“Eu sempre relato que nosso estado mental é comparado com o clima, temos um dia com sol onde nos sentimos mais alegre, dispostas para atividades de modo geral, temos dias nublados, chuvosos um pouco menos animado, apreensivo. Manter a saúde mental em dia envolve uma busca constante pela qualidade de vida”, explica a especialista.

A especialista dá algumas dicas de como cuidar da saúde mental. Segundo ela, cuidar da alimentação, praticar atividades físicas, priorizar o sono, relacionamentos sociais, reservar um tempo para o lazer, não ter medo de pedir ajuda, ter metas e objetivos e aprender a lidar com situações estressantes são pontos fundamentais para manter o equilíbrio.

Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução Freepik

Glauria Maria destaca ainda que é muito importante fazer um planejamento das atividades do dia e priorizar as horas vagas. “Por mais que a correria seja inevitável, explore seu ritmo e tente incluir práticas saudáveis em seu cotidiano. Tem uma frase que sempre comento, aquele que não tem tempo de cuidar da saúde vai precisar arrumar tempo para cuidar da doença”,

comenta a psicóloga.

Fazer psicoterapia é uma “arma” muito importante quando falamos de saúde mental. A grande questão é que a maioria das pessoas só procura ajuda quando já têm um problema, e isso fica claro com o resultado de uma pesquisa recente do Instituto FSB, encomendada pela SulAmérica, que indica que 60% dos brasileiros que fazem terapia começaram durante a pandemia – ou seja, quando se viram diante de uma situação desafiadora para todos.

Ainda conforme a psicóloga Glauria Maria, em alguns momentos, não damos conta de todas nossas demandas sozinhos, e precisamos pedir ajuda. Para algumas pessoas, essa pode ser uma tarefa difícil, pelo medo de serem rejeitadas, ridicularizadas ou de mostrarem-se inferiores e vulneráveis. No entanto, é uma atitude necessária em diversos momentos de nossas vidas. “Procurar uma pessoa que é de sua confiança, alguém com quem você se identifica, que possua uma comunicação sincera pode te ajudar a quebrar essa barreira que te impede de pedir ajuda, seja ela qual for. Depois, é fundamental que você explique de forma clara e objetiva como você está sentindo e o que que você deseja, como você quer que aquela pessoa te ajude”, conclui a especialista.

Glauria Maria é psicóloga, especialista em Neuropsicologia e Equoterapia com atendimento ao público adulto e infantil. Atualmente trabalha na Casa da Mulher Barreirense, no acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Realiza atendimento no Projeto Clínica Somos Rede com abordagem em Terapia Cognitiva Comportamental. Para mais informações entre em contato através do telefone (77) 99178-5009, Instagram @psicologa_glauria ou E-mail: glauriamelo@live.com.