Siga-nos

Vida e Saúde

Saúde mental: entenda como se cuidar no ambiente jurídico

Publicado

em

saúde mental

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, inclusive doenças relacionadas à mente podem impactar a saúde do corpo.

Pessoas mentalmente saudáveis sabem que ninguém é perfeito e reconhecem seus limites, da mesma forma, conseguem respeitar os limites dos outros.

São indivíduos que experimentam diversos sentimentos, como alegria, tristeza, raiva e frustração, mas de maneira saudável e com equilíbrio. O cotidiano é repleto dessas situações e todos precisam estar preparados para enfrentar desafios e mudanças.

É assim que o ser humano encontra equilíbrio, sabe quando é o momento de procurar ajuda e de que maneira lidar com conflitos, transições importantes, traumas e perturbações.

Em linhas gerais, a saúde mental é a maneira como alguém reage ao que acontece na vida e sabe harmonizar desejos, capacidades, emoções, ideias e ambições.

A vida profissional e a correria do dia a dia podem impactar as faculdades mentais de uma pessoa e isso acontece em todas as áreas. No setor jurídico não é diferente, por isso, é muito importante estar atento a essas questões.

Este artigo vai explicar o que é saúde mental, qual sua importância, quando é o momento de procurar ajuda e como os profissionais de advocacia podem cuidar desse aspecto.

Entendendo o conceito de saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é o bem-estar de um indivíduo que desenvolve suas habilidades pessoais, sabe lidar com os estresses da vida, tem produtividade no trabalho e contribui com a sociedade.

No caso das crianças, a saúde mental está relacionada ao desenvolvimento, como ter um conceito positivo sobre si mesmo, habilidades para lidar com pensamentos e emoções e a capacidade de construir relações sociais.

Um cuidador de pessoas com necessidades especiais precisa usufruir de saúde mental para que possa exercer suas funções, ter satisfação no trabalho, uma vida cotidiana significativa e qualidade de vida.

O conceito de saúde mental é a emancipação do sujeito e sua capacidade de lidar com a realidade que o cerca.

Importância da saúde mental

Ter saúde mental é imprescindível para lidar com emoções positivas e negativas que são vivenciadas pelas pessoas no dia a dia, tais como:

  • Tristeza;
  • Alegria;
  • Amor;
  • Raiva;
  • Frustração.

Todos precisam investir em estratégias que ajudam a lidar com as emoções, equilibrando as funções e promovendo convívio social saudável. Ela também está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva.

Todas as pessoas precisam buscar alternativas para harmonizar suas relações, visto que, de acordo com a OMS, o conceito de saúde é algo bem mais abrangente do que a ausência de doenças.

Se o colaborador de um fabricante de produtos para limpeza de pedra mineira se sente saudável, então ele se sente bem fisicamente, mentalmente e socialmente.

A saúde mental é parte integrante e complementar da manutenção das funções orgânicas, por essa razão promovê-la é fundamental para que as pessoas consigam executar suas habilidades pessoais e profissionais.

Ter um bom estado mental possibilita que os indivíduos exerçam seus direitos sociais e de cidadania e assegura interação social, e convivência familiar segura e harmônica.

É a capacidade individual de perceber valores e virtudes fundamentais para a construção da coletividade.

Quando é o momento de procurar um profissional?

Como dito, a saúde mental é a capacidade de vivenciar emoções positivas e negativas no contexto atual de maneira equilibrada, mas muitas pessoas precisam de auxílio nesse processo.

Vários sinais mostram quando é o momento de procurar um psicólogo, como no caso de emoções desagradáveis que voltam de maneira intensa e muito frequente.

A pessoa também precisa de auxílio quando está consumindo substâncias ou bebida alcoólica para suportar o dia a dia.

Indivíduos que sentem desconfortos frequentes, como dores de cabeça, aperto no peito, falta de ar e náusea recorrente e sem justificativa médica também devem procurar ajuda psicológica.

Organizações de vários setores, como uma empresa de instalação gerador residencial, oferecem convênio médico para que seus colaboradores possam cuidar da saúde física e mental.

Quando alguém perde o prazer naquilo que gostava de fazer, também precisa investigar as causas disso, assim como o indivíduo que sente dificuldades para dormir ou para ficar acordado.

Outro sinal é simplesmente perder o apetite ou ingerir mais comida do que realmente é necessário. A ajuda também é bem-vinda quando a pessoa tem dificuldade para realizar tarefas simples do cotidiano, como tomar banho e arrumar a cama.

Um dos maiores sinais é sentir-se estressado e cansado o tempo todo, ter sintomas físicos de ansiedade, se sentir desconectado dos demais e quando amigos e familiares dizem que estão preocupados.

Muitos profissionais procuram ajuda de psicólogos para preservar ou recuperar a saúde mental causada pelo estresse do dia a dia e os advogados também são muito afetados por essa questão.

Cuidando da saúde mental no cotidiano da advocacia

Todo tipo de profissão, como no caso de um acompanhante de idoso noturno, tem seus prós e contras, e a saúde física e mental podem ser afetadas por essas questões.

A boa notícia é que é perfeitamente possível preservar a mente desses problemas, e no caso dos advogados, algumas maneiras de fazer isso são:

Meditar pela manhã

A meditação traz mais fluidez para o pensamento e consegue reconectar o corpo e a mente, mas é necessário adquirir esse hábito ao longo do tempo, uma questão que depende da prática.

Nas primeiras vezes, é necessário tentar durante 15 minutos e conforme o indivíduo consegue melhorar sua concentração, pode aumentar o tempo de meditação.

A recorrência da prática é muito importante para um processo eficiente e existem aplicativos que ajudam a criar uma rotina de exercícios para o dia a dia.

Ser positivo

Hoje em dia, os profissionais podem contar com muitos recursos, como robô assistente, para auxiliar em suas tarefas e tornar o dia a dia mais prático.

Só que além de usufruir de todas essas possibilidades, é necessário neutralizar pensamentos negativos e evitar frases que tornam a rotina mais estressante.

Pensar o dia todo que não tem tempo para fazer nada ou que está estressado só piora o sentimento de frustração. É necessário redirecionar a mente e pensar que está tendo tempo para aquilo que vai trazer sucesso.

Essa linha de raciocínio é como se fosse um mantra e deve ser repetida durante momentos mais estressantes.

Procurar ajuda profissional

Na era da informação, a chegada da internet trouxe uma enorme quantidade de informações úteis, mas nada substitui o trabalho de um profissional quando já não é possível aliviar certos sentimentos por conta própria.

Por mais que o ambiente de trabalho seja confortável, por exemplo uma sala com instalação elétrica ar condicionado, ainda assim muitas pessoas podem sentir o peso de suas tarefas.

O psicólogo é alguém que vai avaliar as necessidades específicas e criar ações personalizadas para atendê-las. Esse processo é ainda mais vantajoso para os advogados que atuam com direito da família e direito penal.

Eles costumam presenciar muitos traumas secundários e ao longo do tempo essas situações começam a perturbar, o que coloca em xeque a saúde mental.

Praticar auto gentileza

O advogado é um profissional que assume muitas responsabilidades e elas geram cobranças em relação às tarefas do dia a dia.

Todo profissional se cobra, por exemplo, o funcionário de um estabelecimento que precisa organizar produtos de higiene pessoal atacado na prateleira.

Também existe cobrança no dia a dia dele, porque as mercadorias devem ser organizadas de modo que chamem a atenção dos consumidores.

Este exemplo serve para mostrar que a pressão está em todos os lugares, mas é muito importante ser gentil consigo mesmo, afinal, trata-se de um ser humano e não de uma máquina.

Quem comete um erro não precisa se crucificar, mas aprender a lição e se conscientizar acerca de limitações para preservar a saúde mental.

Praticar o mindfulness

Em sua estação de trabalho vidro, o profissional pode usar uma série de recursos para se concentrar em suas atividades e em seu próprio corpo.

O mindfulness reúne técnicas que ajudam as pessoas a se concentrarem naquilo que estão fazendo, seja na hora de fazer uma caminhada, dirigir, comer, trabalhar, entre outras atividades do dia a dia.

Com elas, a pessoa se concentra no que está fazendo e consegue manter o foco o tempo todo e isso evita que pensamentos aleatórios comecem a sobrecarregar a mente durante as atividades do dia a dia.

Considerações finais

Os advogados são profissionais com uma rotina corrida e muito trabalho, e isso pode prejudicar a saúde mental. Preservá-la é indispensável para os afazeres do cotidiano e para o sucesso na carreira.

Com algumas ações simples, é possível melhorar o dia a dia, evitar sentimentos e pensamentos negativos e equilibrar as emoções de modo a afastar problemas e doenças do estado mental.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fala Barreiras