Siga-nos

Vida e Saúde

SAÚDE DENTAL:
Como o aparelho odontológico evoluiu ao longo do tempo?

Usar aparelho odontológico é uma forma bem antiga de tratar os dentes…

Publicado

em

Saúde Dental

Imagem meramente ilustrativa | Foto: Reprodução Freepik

Muitas pessoas podem pensar que o aparelho odontológico surgiu como um tratamento moderno há pouco tempo, mas a verdade é que esse é uma forma de tratar os dentes mais antiga do que poderíamos imaginar.

Saiba mais sobre o assunto abaixo.

Como surgiu o aparelho odontológico?

Apesar de parecer um aparato moderno, existem registros arqueológicos de aparelhos bucais que datam a tentativa de alinhar os dentes desde a antiga civilização grega.

Porém, foi somente no século 18 que foi desenvolvido o primeiro aparelho para fins de alinhamento dental. Ele tinha um formato de ferradura, como uma tira extensora, feito de um metal duro.

Já em 1819 foram inventados os fios metálicos para prender os dentes, um método que é utilizado até os dias de hoje. Em 1841, Joachim Lefoulon, consagrou o termo “ortodontia” o ramo especialista na estética e saúde bucal.

Aconteceram diversas adaptações, até que em 1915 Edward Angle, considerado o pai da odontologia, inventou os braquetes, que são as pecinhas de metal do aparelho dentário preço. Entretanto, foi somente 35 anos depois que esse método se popularizou.

No ano de 1975 surgiram os adesivos para colar a estrutura aos dentes ao invés de soldá-los, o que foi uma grande evolução para a área.

Com a chegada dos anos 2000, começaram a surgir novos avanços, entre eles, o desenvolvimento do aparelho ortodôntico transparente, que uniu uma estética mais clean com a eficiência do tratamento para alinhar os dentes.

Antigamente, um tratamento odontológico durava em média entre 36 e 48 meses. Atualmente, o tempo médio para o tratamento é entre 18 e 24 meses.

Outro fator que também mudou muito com o tempo foi o valor do tratamento. Há anos atrás, o valor cobrado era pouco acessível para muitas pessoas. Hoje em dia, o custo é menor, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a um aparelho dentário móvel.

Os tipos de de aparelhos ortodônticos

Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos no mercado e cada um deles possui uma função e um valor diferente.

Graças às evoluções que ocorreram através do ano, é possível atender as necessidades de várias pessoas diferentes.

Por conta disso, usar um aparelho ortodôntico hoje em dia não precisa ser algo desagradavel ou de custo muito alto. Assim, o número de pessoas que procuram por aparelho dentário de porcelana cresceu nos últimos anos.

Para saber qual o aparelho mais indicado para o seu caso, é preciso passar em uma consulta com seu dentista de confiança. 

Entre os modelos mais requisitados no mercado estão:

  • Aparelho fixo metálico;
  • Aparelho fixo estético;
  • Aparelho autoligado;
  • Aparelho lingual;
  • Alinhadores transparentes.

Confira a seguir as características de cada um desses modelos. 

  1. Aparelho fixo metálico

Esse é o tipo mais comum de aparelho ortodôntico. Ele possui fios, bandas e bráquetes, além de necessitar do uso de borrachinhas, o que pode ser um incômodo para alguns pacientes. 

Apesar disso, ele apresenta resultados satisfatórios para grande parte dos desalinhamentos dentários. Sua manutenção é fácil, basta ter o cuidado necessário com a higiene e respeitar o período de visitas ao ortodontista, assim cuidando do mesmo.

  1. Aparelho fixo estético

Existem três tipos de aparelhos estéticos: policarbonato, porcelana e safira. Todos eles contam com bráquetes transparentes, o que torna seu uso quase imperceptível.

Esse é o modelo mais requisitado no quesito no quesito estético, pois além da sua função de alinhar, ele agrada aqueles que não querem que o aparelho fique tão perceptível. 

Para saber o orçamento e se esse tipo de aparelho de porcelana preço é indicado para o seu caso, converse com o seu dentista.

  1. Aparelho autoligado

O modelo autoligado é feito de metal, entretanto, ele não precisa das famosas borrachinhas. Nesse modelo o fio ortodôntico é ligado diretamente ao bráquete, o que torna seu uso mais fácil e confortável.

Além disso, esse modelo pode ser mais eficiente no alinhamento dos dentes do que os outros modelos, o que torna o tempo de tratamento muito rápido.

  1. Aparelho lingual

O aparelho lingual, ou aparelho invisível, é igual ao aparelho fixo tradicional, pois ele também é feito de metal e possui fios e bráquetes, além de exigir o uso das borrachinhas. A diferença fica por conta que ele é colado na parte interna dos dentes.

 Apesar desse modelo ser capaz de corrigir vários problemas, sua manutenção pode ser um pouco mais complicada, por isso seu uso é mais indicado para pessoas que praticam esportes, pois eles diminuem os riscos de lesões.

  1. Alinhadores transparentes

Os alinhadores transparentes, também conhecidos como aparelhos invisíveis, são um dos mais modernos que existem, pois sua confecção é feita através de softwares específicos, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Esse tipo consegue se encaixar perfeitamente na boca, o que deixa seu uso praticamente imperceptível. Sua manutenção também é prática, e não exige várias visitas frequentes ao consultório do dentista.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Fala Barreiras