Siga-nos

Barreiras

Prefeitura de Barreiras conclui etapa de cirurgias de catarata

Mais de 280 pessoas que não foram atendidas por conta da pandemia, agora estão curadas da doença…

Publicado

em

Catarata

A Secretaria de Saúde de Barreiras avançou na realização de cirurgias de catarata e conseguiu acabar com a fila de espera. Os trabalhos foram suspensos devido à pandemia e a oferta só voltou a acontecer no final do mês de outubro. O senhor Inácio Isidório e a esposa, dona Inácia Brás, a partir de agora vão enxergar melhor, pois, estavam na relação da demanda reprimida e foram submetidos à cirurgia. A filha do casal, Inalda Gouveia, disse que ficou contente com a retomada dos atendimentos.

“Eu agradeço demais esse momento, primeiramente a Deus e depois a todos os profissionais que estão trabalhando aqui hoje. A gente fica muito feliz e emocionada, porque sabemos que muitos estavam precisando, e por conta do coronavírus, não podia acontecer as cirurgias. Hoje eu estou aqui acompanhando meus pais com o sentimento de gratidão por esse momento ter chegado”, afirmou.

Catarata

Ao todo 300 pacientes aguardavam pelo retorno da cirurgia de catarata. Desses, 284 foram atendidos no Hospital Municipal Eurico Dutra e passaram pelo procedimento. Quem não fez desta vez foi devido a alguma alteração no quadro clinico observado durante a reavaliação, segundo a Secretaria de Saúde. “A nossa intenção realmente é reduzir a demanda reprimida causada em decorrência da Covid-19”

, disse Josélia Nunes, coordenadora da Central Integrada de Regulação.

No geral, as cirurgias eletivas estão sendo feitas com mais frequência após o período crítico da pandemia. “Nós estamos empenhados no cuidado com a qualidade de vida da nossa população. Já realizamos as cirurgias eletivas de vasectomia e laqueaduras, na sequência, as pediátricas e agora ficamos muito felizes com os procedimentos das cirurgias de catarata, reduzindo e até zerando a demanda reprimida até agora”, comentou o secretário de saúde Melchisedec Neves.

Catarata

A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco. A cirurgia de catarata é considerada de baixa complexidade e o paciente se recupera rapidamente.

Informações e fotos Dircom Barreiras

Fala Barreiras