Siga-nos

Vida e Saúde

Pacto pela vida leva arte e cultura a hospitais da Bahia

Publicado

em

Secom Bahia

Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Foto: Raul Golinelli/GOVBA

O mais novo projeto do Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia (PMBA), a “Patrulha do Bem”, iniciou as atividades nessa quarta-feira (10), levando alegria às crianças atendidas no Hospital Martagão Gesteira, no bairro de Nazaré, em Salvador. A ação, que faz parte do programa estadual Pacto pela Vida, será realizada em junho, uma vez por semana, em outras instituições.

Com a presença do comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Anselmo Brandão, e do diretor-administrativo do hospital, Walney Napoli, foi realizado na tarde desta quarta-feira (10), no auditório da unidade, um ato que marcou o início das atividades da patrulha, que também integra as ações do programa estadual Pacto pela Vida.

“É inovação humanística. Uma quebra de paradigmas. Em primeiro lugar, além de ajudar estas crianças que precisam de apoio, deste momento de atenção especial, sensibilizamos nossos policiais. Levaremos este trabalho a outras instituições como orfanatos, asilos e creches, de modo a disseminar a corrente do bem?, disse o comandante.

Atores e músicos
Após se apresentarem aos colaboradores do hospital, os nove policiais – que desempenham as funções de atores e músicos no projeto – proporcionaram diversão, com brincadeiras e músicas, a pacientes que fazem tratamento na unidade, bem como os acompanhantes e profissionais de saúde. A jornada dos policiais é dividida entre as atividades do grupo e a dedicação aos projetos de música, teatro e contação de história.

Uma parte dos policiais usava farda e portava instrumentos musicais. A outra estava caracterizada como palhaços com direito a perucas multicoloridas, maquiagem impecável e jalecos personalizados.

Para a soldado Andreia Ieda, melhorar a autoestima das crianças por meio de atividades lúdicas é mais uma realização pessoal na profissão. “Quando entrei [na Polícia Militar] não imaginava que poderia trabalhar muito próximo da comuni dade desta forma. Com a arte, ludicamente, sensibilizando, transformando as pessoas. Amo o que faço”.

O coordenador do grupo teatral da PMBA e chefe da Seção de Artes do Departamento de Comunicação da corporação, capitão Elton Santana, informou que, em 16 anos de atuação do grupo, foram realizados quase 40 espetáculos. Juntas, as apresentações foram assistidas por 500 mil pessoas nos quatro cantos da Bahia.

“Nossa intenção é ressocializar, socializar e estabelecer um canal de comunicação com o público externo. Nossos trabalhos envolvem temáticas de interesse da sociedade como prevenção às drogas, violência doméstica, racismo, homofobia e intolerância religiosa. Também realizamos apresentações para estimular os policiais a oferecerem os melhores serviços à população”.

O Hospital
O Hospital Martagão Gesteira é voltado ao atendimento de crianças de 0 a 13 anos e tem 180 leitos. Na unidade são atendidas 500 crianças por dia nos ambulatórios, além dos 120 meninos e meninas da especialidade oncologia. A “Patrulha do Bem” agradou aos pacientes que realizam tratamento na unidade, bem como aos acompanhantes e profissionais de saúde.

Conforme Maria Fernanda Schindler, psicóloga do Martagão Gesteira, a presença da “Patrulha do Bem” no hospital é importante para os pacientes e acompanhantes que, longe de casa, vivem sob a rotina hospitalar. “Atividades como estas, que favorecem a expressão dos conteúdos das crianças, dos adolescentes, têm efeitos relevantes na saúde das crianças, inclusive, reduzindo níveis de estresse e ansiedade dos nossos pacientes”.

Dona Simone de Assis, de Feira de Santana, acompanha o filho Breno Samuel, 2 anos, que realiza tratamento no Martagão Gesteira. Para ela, as músicas e irreverência dos “policiais artistas” ajudam a amenizar a saudade de casa. “[É] uma ideia bacana para [alegrar] as crianças. Descontrai a gente também. Por um instante, a gente esquece o problema, a tensão que está vivendo. [É] uma iniciativa boa. Nota 10, na minha opinião”.

O Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia tem disponibilidade para viajar por todo o estado. As instituições interessadas em receber a “Patrulha do Bem” devem enviar e-mail para dcs.artes@pm.ba.gov.br ou telefonar para (71) 3117-4453.