Siga-nos

Vida e Saúde

Pacientes do Programa de Glaucoma são atendidos em mais uma etapa de tratamento

Publicado

em

Dando continuidade às ações do Programa de Glaucoma, a Secretaria de Saúde de Barreiras realiza nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26), atendimentos aos 563 pacientes inscritos. Os acompanhamentos estão sendo realizados no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida seguindo o cronograma de agendamentos previamente confirmados junto às 48 unidades de saúde da sede e da zona rural.

Ao chegarem no mutirão os pacientes passam pelos exames de tonometria que mede a pressão ocular; fundoscopia para observação do fundo de olho e a campimetria ocular que ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica. Depois, é a vez da consulta com o oftalmologista e, finalmente, quando há prescrição, eles recebem os colírios para o período de três meses.

“Estes mutirões são fundamentais para acompanharmos a evolução do tratamento dos pacientes. Agendamos os atendimentos em quatro turnos, nos dois dias, com uma média de 120 pacientes por turno. Eles são previamente avisados do horário em que serão atendidos, sem necessidade de chegarem de madrugada porque está tudo organizado”

, explica a apoiadora da Atenção Básica, Fernanda Delgado.

Glaucoma – Doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, o glaucoma pode provocar lesões no nervo óptico, podendo levar à cegueira quando não tratado adequadamente. Conforme orientação da equipe da Atenção Básica do Município, os pacientes devem observar as datas do atendimento e a unidade de saúde agendada, tendo em mãos no ato da avaliação, documentos pessoais e o cartão do SUS.

Dircom Barreiras

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fala Barreiras